Translate

Cio – A época de namoro do Pug


Olá pessoal!!
Hoje, vamos entrar num assunto delicado, vamos falar sobre o cio: A época de namoro dos cães.  Minha Pug, chamada Meg, irá passar por esta fase daqui uns meses e gostaria de compartilhar com todos esta minha experiência.
O que é cio?






Consideramos que a cadela esta na puberdade quando ela tem o primeiro cio. Ele ocorre entre 7 a 10 meses de idade, na maioria das raças.
O cio é a época de namoro da fêmea, pois fora deste período ela não aceita a cobertura do macho. Diferente das fêmeas, os machos não apresentam cio e podem acasalar em qualquer época.
Os machos podem detectar o odor das fêmeas no cio a uma grande distancia. Um ferormônio é eliminado junto com a urina das cadelas nesta fase, e é ele que atrai os machos.


Como identificar o cio?
A região genital externa das cadelas (vulva) começa a inchar e observa-se um leve sangramento. Chamamos de primeiro dia de cio, o dia que observamos o inicio do sangramento.

Duração do cio:

Em média, o cio das cadelas dura de 15 a 16 dias.

Frequência do cio:

O cio das cadelas manifesta-se a cada 6 meses, normalmente. Mas há cadelas que cuja frequência varia a cada  5 a 7 meses, o importante é que o intervalo seja constante.
Períodos do cio:

Na primeira metade do cio, observa-se um leve sangramento que diminui ou desaparece em torno do 7° ou 8° dia. Nesse período a cadela deixa-se cheirar pelo macho, mas não aceita que ele monte para acasalar. Na segunda metade do cio, apenas o sangramento é evidente, embora muitas cadelas ainda possam sangrar. Nesta fase, a cadela aceita a monta e o acasalamento com o macho. O final do cio é notado pela diminuição evidente da região genital e quando a fêmea passa a rejeitar o macho.
Como evitar que a fêmea fique prenha (grávida):
Não permitir o contato com o macho do 7° ao 15° dia (ou final) do cio. A castração é uma excelente opção para quem não quer que seu animal tenha futuras crias. Uma vez castrada, a fêmea não terá mais o inconveniente do cio. O uso de anticoncepcionais não é o método mais seguro para a saúde do seu cão.


Cio seco:

Algumas cadelas não apresentam sangramentos durante o cio. Nessas fêmeas, é muito difícil identificar o momento certo para o acasalamento. Para quem tem um casal de cães e não tem muita experiência, isso é um problema pois os acasalamentos indesejáveis poderão ocorrer. Algumas pessoas, por não perceberem sangramento na fêmea, acham que seus animais nunca tiveram cio. Cadelas mais velhas podem apresentar o quadro do cio seco.
As fêmeas apresentam o cio até o final das suas vidas. Não existe “menopausa” em cadelas.
Grande abraço, qualquer dúvida estamos a disposição.
Fábio Lumertz

78 comentários:

  1. Bom dia, estou com uma fêmea em casa a 10 dia (desde o inicio do sangramento) e desde que ela chegou, meu pug tenta montar nela, e agora que esta começando a ceder, ele não quer mais saber, eles foram prejudicados ficando todo esse tempo juntos? O que eu faço para ele sentir desejos por ela novamente e vise versa? Obrigada, Dayane.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Dayane,
    Pode ser um fator, aconselho a não mantê-los juntos o tempo todo. Os machos menos experientes ficam muito agitados perto da femea no cio e não sabem montar na femea corretamente. Essas tentativas frustadas o deixa cansado,estressado e muitas vezes o macho perde o estimulo pela fêmea. Deixe-o separado para ele recuperar as forças e o estimulo. quando estiverem juntos, procure um local pequeno para eles não sairem correndo e cansar facilmente. Se notar estress no macho, separe novamente por cinco minutos, para baixar sua frequencia cardiaca e junte-os novamente. Boa sorte,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Tomare que dê certo, o sangramento dela parou ontem, fez dez dias, será que no sábado ainda consigo?

      Excluir
  3. Ola, tenho um lugar macho de 3 anos quero cruzar ele pela primeira vez mais ele nao pega a fêmea, cheira e nao chega a montar.. o que devo fazer?

    ResponderExcluir
  4. oi tenho uma femea de pug preta que entrou no primeiro cio , e dexei meu macho pegar ela, so que ela tem 10 meses e o veterinário dela falou que eu poderia,mas eu fiz mal ter feito ela cruzar o primeiro cio?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na maioria dos veterinarios aconselham nunca cruzar na prima logo de cara, por que é tudo novo pra elas , e elas ainda são bebês, eles aconselham sempre depois de 1 ano ...... por que o órgão está em formação ainda !!

      Excluir
  5. Eu tenho uma cadelaé uma maltês e elatem 1 ano e tem uma mania de ficar emminha perna querendo cruzar gostaria de saber se isso é normal em cadelas.?

    ResponderExcluir
  6. Tenho uma pug 5 anos fêmea até quantos anos ela pode cruzar

    ResponderExcluir
  7. Oi,Tenhi uma Lhasa apso ,o cio dela deveria ocorrer la por agosto ,ou seja agora ,Não consigo ver se a vulva dela ta inchada pq ela é muita peluda,e se tento erguer o rabo dela ela tenta me morder ,Hj ela tentou fazer ousadia com a minha perna Coloquei ela no Quintal e ela ficou brincando com a bolinha mordendo e correndo ,ela entrou em casa p dormir ,e ficou fazendo isso denoo tive que por a caminha la fora ,sera que é cio ?

    ResponderExcluir
  8. Boa noite. Tenho um Pug de 5 anos que já acasalou 3 vezes. Agora uma amiga minha deixou a cadela, Pug, aqui em casa e meu cachorro ficou alucinado por ela... Monta, lambe e chora muito se fica longe da cadelinha. Porem ela não sangra e nem está com a vulva inchada. Já faz 3 dias isso, sera que ela esta no cio? Não vi eles "grudados".

    ResponderExcluir
  9. Sou de São Paulo, tenho uma Pug fêmea de 2 anos. Se algum dono de pug macho tiver interesse em cruzar, por favor entre em contato.
    rennatooliveira.wix.com/photos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Renato, tudo bem?

      Eu tenho interesse, ela ainda esta disponível?

      Excluir
    2. Oi Renato, tudo bem?

      Eu tenho interesse, ela ainda esta disponível?

      Excluir
    3. 85 99766.5321 whats
      Tenho macho disponível pra cruzar
      Moro na Av Paulista ao lado do PARQUE TRIANON MASP

      Excluir
    4. tenho uma pag femea quem tiver o macho me chama por favor quero colocar ela para cruzar 961646923 meu zap

      Excluir
  10. Oi gente, tudo bem? Tenho um pug macho de 1 ano e gostaria de cruza-lo antes de castrar, porém estoy encontrando dificuldade em achar um pug fêmea que não seja castrada e queira cruzar. Tem alguma dica de onde posso encontrar uma candidata?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi tenho uma femia de pug ela tá no ciu jogar 14 dias ela ainda tá sangrando. Mais não tá mais inchada. Será que pode crusa ainda.

      Excluir
    2. E do rio tenho uma Pug fêmea e queria cruzar ela

      Excluir
  11. Tenho uma pug coloquei pra cruzar no décimo primeiro dia até o décimo terceiro.ela aceito ele até ficaram atrelados.minha dúvida é porque ela ainda tá com um pequeno sangramento pouco más tá é normal será q pegou barriga mim ajudem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi colega tenho Pug que está no cio cruzou depois de 21 começou sagrada mais ficou prenha já teve os BB ficou TD bem

      Excluir
  12. Minha bebe entrou no cio essa semana, no domingo dia 06/09/15 ela tem 11meses. Quando colocamos a fralda nela ela fica toda quetinha....Mas quando tiramos ela volta ao normal kkk a fralda do pet nao estava dando certo, participo de um grupo no face que chama PugManiacos de plantao que me ensinaram a comprar fraldas descartáveis, cortar com o estilete a parte do rabinho e pronto, melhor impossível pessoa. ^^
    Nao tem alegria maior que ter um Pug em casa.
    A minha chama Persefone =^^=

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A minha tbem fica assim com fradinha. ....muito boa essa dica . Eles são lindos a minha Manuella tem 8 meses está no cio...da uma dó.

      Excluir
  13. Olá Fabio,
    Tenho uma Pug abricot e gostaria de saber se ela cruzar com um pug preto como serão os filhotes. É possivel prever isso? Abraço Silvio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola, os filhotes não misturarão as cores, podem nascer Abricot ou Pretos na mesma ninhada.
      Obrigado pela mensagem

      Excluir
    2. Ola, os filhotes não misturarão as cores, podem nascer Abricot ou Pretos na mesma ninhada.
      Obrigado pela mensagem

      Excluir
  14. Ola pessoal boa noite !!! Tenho um pug de 1 aninho e gostaria de colocali para cruzar com uma femea sou de sao paulo pirituba se alguem tiver interesse entre em contato comigo tel 985010737 caio ....

    ResponderExcluir
  15. Olá pessoal minha pug tem 1 ano e 3 meses ela cruzou uma vez será que ela emprenhou? Só com uma cruza? Bjos obrigada

    ResponderExcluir
  16. Minha pug entrou no cio em Março mas não foi feita a cobertura e até agora, novembro ela não entrou novamente no cio. Isso é normal?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, fique atento com o período, anote sempre os próximos cios no calendário. Naturalmente os cios ficam regulares (6 em 6 meses) após o 3° cio.
      O cio silencioso é comum na raça.

      Excluir
  17. ola com que idade meu pug macho pode cruzar? ps:se alguem tiver uma pug femea e quiser achar um macho para cruzar chame no whats 97871011

    ResponderExcluir
  18. Bom dia,
    Conheço vários Pugs Machos que são adultos e não conseguem cobrir a Fêmea que esta Cio. Isso ocorre porque a maioria dos donos não colocam seu amiguinho para praticar desde pequeno com outras fêmeas. Eu inicio os machos desde jovens, depois de adultos serão ótimos apadriadores.
    Abraço

    ResponderExcluir
  19. Minha pug foi pega por um cachorro no 15° dia de cio. Será q ela vai pegar cria?

    ResponderExcluir
  20. Minha pug foi pega por um cachorro no 15° dia de cio. Será q ela vai pegar cria?

    ResponderExcluir
  21. boa noite gostaria de saber ate q idade o macho pug pode acasalar

    ResponderExcluir
  22. Turma preciso de um macho preto raça Pug para cruzar com minha fêmea em junho ou julho/16 alguém tem ou conhece algum?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá tenho um pug para cruzar com a sua fêmea precisando me ligue 11984847378 SP

      Excluir
  23. Tenho uma pug de 8 meses. Ela pode ter tido o primeiro cio e eu não ter percebido ?

    ResponderExcluir
  24. Tenho uma pug de 8 meses. Ela pode ter tido o primeiro cio e eu não ter percebido ?

    ResponderExcluir
  25. Boa noite, tenho uma pug de 1 ano e uma mês, entrou no cio em março, mas até hj a vulva continua inchada, pq será?

    ResponderExcluir
  26. BOA NOITE , EU TENHO UM PUG DE 8 ANOS ELE É MACHO , ELE PODE ACASALAR ?

    ResponderExcluir
  27. OLA! PESSOAL
    PRECISO DE AJUDA AMINHA CADELA TEM 1ANO E 3 MESES E NUNCA ENTROU NO CEIO, O QUE DEVO FAZER

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu procuraria o veterinário!!!! Quem sabe ela até já entrou, hoje já é dia 23.

      Excluir
  28. Qtas vezes no cio, pode ter o acasalamneto pq duas vezes o meu pug "encaixou na fêmea" vou deixando ou já separo, ela está no 10º dia do cio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite! 10° dia é o periodo de muita fertilidade da fêmea, se eles cruzaram duas vezes no 10° dia já é suficiente. Para garantir coloca mais uma vez. Cuide apenas para que quando estiverem encaixados eles nao fiquem forçando para se soltarem, podem se machucar. Eu procuro segurar eles bem proximos um do outro ate soltarem naturalmente, pode levar uns 10 minutos.
      Marque no calendario o ultimo dia de acasalamento. Apos 30 dias ja notará a barriguinha dela. Em média a gravides dura 58 a 62 dias. Boa sorte!

      Excluir
    2. Boa noite! 10° dia é o periodo de muita fertilidade da fêmea, se eles cruzaram duas vezes no 10° dia já é suficiente. Para garantir coloca mais uma vez. Cuide apenas para que quando estiverem encaixados eles nao fiquem forçando para se soltarem, podem se machucar. Eu procuro segurar eles bem proximos um do outro ate soltarem naturalmente, pode levar uns 10 minutos.
      Marque no calendario o ultimo dia de acasalamento. Apos 30 dias ja notará a barriguinha dela. Em média a gravides dura 58 a 62 dias. Boa sorte!

      Excluir
  29. Olá, tenho uma pug fêmea de 3 meses. No início dessa semana ela teve um sangramento não sei dizer se foi vaginal, porém, foi mto pouco o sangue e até agora ela não sangrou novamente. Minha mãe disse que poderia ser a primeira menstruação dela mas eu acho ela nova demais para isso. O que poderia ser? Me ajudem por favor. Obrigada
    PS: não há nenhum indício de machucado nela, somente as orelhas que ela costuma coçar bastante mas eu as higienizo. Mas lá dentro dos ouvidos ainda está sujo, o sangramento seria proveniente dos ouvidos?

    ResponderExcluir
  30. Tudo bem? Realmente ela é muito novinha para ser a primeira menstruação. O sangramento tem duração de uma semana em média. Com relação aos ouvidos, podemos observar se ela tem algum incomodo observando: ao caminhar ela sacode muito a cabeça? ela anda com uma das orelhar baixa? se você notar essas situações sua Pug deve estar sentindo um desconforto no ouvido. O tratamento é simples, com solução limpadora e antibiótico pingado no ouvido.
    Mas eu acredito que não seja isso. Acredito que ela se esbarrou e cortou-se.
    Vou contar uma situação minha: Tenho um patio com piso antiderrapante, tinha filhotes e notei sangue nos filhotes e no chão. Os filhotes estavam correndo no piso antiderrapante e lixando as almofadinhas das patas e acabou sangrando. Mudei eles de lugar e tratei as patinhas. Filhotes são muito ativos e curiosos. te aconselho a procurar um médico veterinário.
    Obrigado, boa sorte!

    ResponderExcluir
  31. Boa noite, tenho um pug macho de 7 meses, completou os 7 meses, ontem dia 03/10/16.
    Ele fica viçando na almofada dele, e sai um liquido. Sera que se eu colocar ele pra cruzar com uma femeá, ele consegue fertiliza-lá ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Emerson, kkkk. Normal! Temos dificuldades de encontrar em Macho da raça Pug que fazem a monta naturalmente. As pessoas não colocam os machinhos para "praticarem" desde cedo. Depois, quando adultos, não conseguem cruzar. Apresente ele para algumas fêmeas e deixe-o praticar de verdade e não em almofadas! kkk
      Abraço e obrigado pelo comentário!

      Excluir
  32. Tenho um Pug macho e uma Pug Femea mini. Posso deixa los cruzar mesmo com a diferença de tamanho? Sao crias diferente o Macho tem 5 anos e nunca cruzou e a femea esta no 2 cio porem so tem 11 meses.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Boa tarde!
      Sempre levo em consideração o padrão de tamanho entre o macho e a fêmea. Sempre procuro respeitar o tamanho, cruzando Pugs com o mesmo tamanho, claro que o Macho é sempre um pouquinho maior que a Fêmea, coisa normal entre os animais. Quando há uma diferença de tamanho considerável não indico. Os filhotes poder nascer grandes e na hora do parto a fêmea irá sofrer muito.
      Sua fêmea é muito novinha, eu aguardaria até o terceiro Cio e não cruzava com este Macho maior.
      São estas cruzar que desviam o padrão da raça e acabamos encontrando Pugs totalmente fora do padrão.
      Abraço e boa sorte!

      Excluir
  33. Olá tenho uma pug de 9 meses no cio, posso deixar namorar? Ou e perigoso no primeiro cio?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Valmir, não indico a cruza no primeiro Cio. Sua Pug é muito novinha! Indico iniciar ela no terceiro Cio. Abraço

      Excluir
  34. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  35. Boa noite.
    Tenho uma pug de 9 meses.
    Mês passado, ela teve o primeiro cio.
    Meu york montou ela mas, vi a tempo.
    Gritei e ele saiu correndo... Não grudou não. Fica prenha mesmo sem grudar? Hj faz 14 dias do ocorrido.

    ResponderExcluir
  36. Oi gabriele aconteceu uma vez a cachorra da minha mae de porte medio estava no cio e minha mae deixou ela na area e como tinha um macho de raca pequena nao colocava juntos, mas dai ele fugio e quando vimos ele estava tentando subir nela mas nao alcancava entao minha mae ficou tentando alcalmar ele ate q ele soltou um liquido que escorreu na cachorra na parte intima mas nao grudaram depois disso a barriga dela ficou enorme ficamos assustados pois o cachorrinho nao havia grudado dai nasceu 2 cachorrinhos peludinhos igual ao pai e a cachorra regeitou os 2 filhotinhos e teve depressao tivemos q cuidar com leite especial.

    ResponderExcluir
  37. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  38. sou do RJ-Niterói e tenho um macho. Caso alguem queira cruzar..

    ResponderExcluir
  39. boa noite tenho um pug macho de 1 ano. ele fica pegando as almofadas ... e ja ficou com o pipiu todo para fora... demorou um tempo para voltar ao normal... e agora nos arrumamos uma namorada para ele ela tem 4 anos .. ja estava td certo dela vir para minha casa dia 04/03/2017 mas a mae dela disse q nao podera vie mais ... pq ele precisa ter 1 e 8 meses.. quero saber qual a idade certa do macho p cruzar ... ou com um ano ja pode cruzar... aguardo o retorno...

    ResponderExcluir
  40. Boa noite tenho um pug macho de 1 ano e 1 mês e ganhei uma femeá de 5 meses sei que ela não pode cruzar estou com medo de deixar os dois sozinho corre algum risco de eles cruzarem mesmo ela não estando no cio

    ResponderExcluir
  41. NO 1º DIA de cio meu shitzu pegou a pug, o risco de ela ficar prenha é eminente ou somente após o 7º dia conforme acima?

    ResponderExcluir
  42. Gostaria de saber qual é o período certo para o cio da PUG???Tenho uma fêmea de 4 meses e 5 dias hoje e gostaria de saber qual a provável data para o 1° cio e de qual o período entre um voo e outro??? Obrigada!

    ResponderExcluir
  43. Qual o período entre um CIO e outro???? Obrigada!

    ResponderExcluir
  44. Minha cadela pug está no cio, mas não quero que ela tenha filhos, porém ela cruzou uma vez com um macho (pinscher) ela pode ficar prenha?

    ResponderExcluir
  45. Ola,Bomdia!
    Tenho um casal em casa,porém ambos com 3 meses(não são irmãos).
    Porém o macho fica cheirando ela é montando nela o tempo todo e percebi que o órgão genital dela está um pouco inchada.Ela pode estar entrando no Cio???

    ResponderExcluir
  46. A minha Pug está com 1 ano e não estrou no cil e normal ?

    ResponderExcluir
  47. Olá, eu tenho uma cadela Pug ela tem 1 ano e 4 meses ,coloquei ela p cruzar ela está no Cil já faz umas duas semanas , no começo ela estava rejeitando ele brava ,mas depois q pegou intimidade deixou ele multa nela,mas ainda não vi eles crudados , ele está tentando muito mas não está conseguindo , fica cansado ,feira descansa ,e depois tenta novamente, ele tem a mesma idade q a minha,o q será q aconteceu?

    ResponderExcluir
  48. Tenho uma fêmea da raça pug ela teve filhote a 1 ano 2 mes. Quando ela desmamo os filhotes dei uma ingeçao a ela que valia 4 mês mais ela não entro no cio mais já 9 Q não entra no cio

    ResponderExcluir
  49. Tenho um casal d Pug,pai e filha tem algum perigo deles cruzar e os filhotes terem problema

    ResponderExcluir
  50. Minha pug de 1 ano ainda não teve cio. O que fazer?

    ResponderExcluir
  51. O macho pag,quando tá querendo cruzar,ele fica saindo sangue no xixi é depois para é fica colocando o órgão sexual para fora?
    Alguém pode mi dizer:como posso saber?

    ResponderExcluir
  52. Boa noite,estou com uma dúvida.minha pug tem 8 meses ela teve o Primeiro cio dela com 8 mesmo, só que eu também tenho um macho,e ele conseguiu pegar ela, eles ficaram cerca de 1 ou 2 minutos "grudados". O peito dela cresceu um pouco, e ela também engordou um pouquinho. Eu gostaria de saber se ela correria risco de vida na hora do parto ( se ela tivesse grávida)? E se sim qual seria a probabilidade?

    ResponderExcluir
  53. Olá minha cadela entrou no cio dia 29/05/2020 que eu vi o sangramento meu macho cruzou com ela entre dia 30 maio e 5 junho os mamilos dela então inchados mais a barriga não está crescendo será que está prenha ou não

    ResponderExcluir
  54. Olá boa noite tenho 1 pug que entrou no cio com 9 meses, não cruzei ela pois estava muito nova. Porém completou ontem 9 meses da data que ela entrou no cio é normal? Nunca vi uma cadela passar de 8 meses pós cio

    ResponderExcluir