Translate

O GUIA DO FILHOTE DE PUG – PARTE II – SAÚDE BÁSICA

Olá, pessoal!

Seguiremos hoje com a segunda parte do Guia do Filhote. Daremos algumas dicas sobre cuidados específicos para manter a saúde e o bem estar do seu filhote.

Ele esta correndo, brincando, comendo e dando a impressão de que poderia explodir com tanta energia? Seu filhote está em plena forma! Uma olhada rápida pode revelar o que você precisa saber – se sua pelagem esta macia e brilhante, seus olhos, ouvidos e nariz estão limpos, e suas gengivas estão rosadas – então esta tudo bem, mas se você tiver alguma dúvida, não hesite em consultar seu veterinário.




Pouco a pouco, seu filhote vai crescendo!


- Durante os primeiros cinco ou seis meses, ele muda diariamente. Como o esqueleto se solidifica e o filhote ganha peso rapidamente, esse é um período de desenvolvimento muito intenso e pode estar sensível – é o momento em que o filhote deve se acostumar com refeições sólidas, não líquidas (do leite ao alimento sólido), e sua digestão vai se tornar progressivamente, mais eficiente, quando atingir a idade adulta.

- Na segunda fase, (entre seis e dez, há quinze meses, dependendo da raça), o ritmo de crescimento diminui e o filhote entra em uma fase de consolidação: solidificação do esqueleto, desenvolvimento dos músculos, surgimento dos dentes permanentes (de três a sete meses de idade)


Problemas? Visite o veterinário...

Com certeza, se o seu filhote pára de comer, fica sem energia ou tem um ferimento, uma visita ao veterinário é essencial. Há outros sintomas que podem indicar que você deve levar seu filhote ao veterinário, e é importante reconhecê-los.

- Vômitos: Em caso de vômitos inexplicáveis, ou quando o filhote tenta vomitar, mas não sai nada, você deve consultar o veterinário rapidamente.

- Diarréias recorrentes: Ficar de olho nos sintomas ajudará o veterinário a identificar a causa. Os filhotes podem se desidratar facilmente quando têm diarréia.

- Temperatura: O calor do nariz de um cão é um sinal completamente precário, então, é melhor usar um termômetro para medir sua temperatura enquanto estiver calmo e em repouso. Entre 38 e 39°C é uma oscilação normal.


Cuidados com convidados indesejáveis

O cão é uma presa fácil de visitantes detestáveis como pulgas e carrapatos. Sua pele e pelagem são afetadas pela presença desses parasitas, que podem causar também doenças infecciosas sérias. Além disso, é essencial inspecionar sua pelagem com cuidado. Principalmente depois de caminhadas no campo. Trate o cão, assim como o meio (cobertas e cestos). Os carrapatos podem ser removidos com pinças especiais.



Não esqueça de que há também parasitas internos, particularmente no sistema digestivo. Assim como perturbam o sistema digestivo, eles também podem causar mais problemas de saúde geral, então, é essencial que o cão tome vermífugo regularmente. O contato com outrs cães e o mundo externo torna mais fácil e re-contaminação, então, peça conselhos ao seu veterinário sobre um programa de vermifugação.

VACINAÇÕES RECOMENDADAS:

IDADE VACINAS

7 A 9 Semanas - Cinomose, hepatite canina, parvovírus, leptospirose

11 a 13 Semanas - Reforço das vacinas anteriores.

15 a 17 Semanas - Reforço das vacinas anteriores.

24 Semanas - Vacina anti-rábica

15 Meses - Reforço de todas as vacinas

Anualmente - Reforço de todas as vacinas.

DICAS DE SAÚDE:

- Planeje vermifugar seu cão antes de cada reforço de vacinação para garantir o máximo de eficácia.
- Se ele tem pulgas ou caça ratos e os come, aplique o vermífugos nele. Há numerosos tipos de vermes que afetam os cães, e engolir pulgas ou comer as vísceras de qualquer animal pequeno é uma maneira fácil de pegá-los.


Por hoje é só, na próxima parte do Guia d Filhote daremos algumas dicas para treinar o seu filhote e evitar situações desagradáveis no seu dia-a-dia.

Abraço,

Fábio

10 comentários:

  1. Parabéns Fábio! Adorei o tópico! O meu só quer saber de morder tudo que ve pela frente! E claro, fica dando pulinhos! Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Eles tudo isso e muito mais! #AMOPUG!

    ResponderExcluir
  3. Estou pensando em comprar um pug, mas tenho medo da doença ocular sabe, mas eu acho que vale sim a pena comprar um pug

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Tudo bem!
      Tenho a raça Pug a 8 anos, nunca tive esse problema com os meus. Com relação a doenças, qualquer raça que for escolher terá um risco. Se você for cuidadoso, manter as vacinas e remédio contra vermes em dia será muito difícil alguma coisa de errada acontecer. Mas você esta fazendo o correto, pesquise a melhor raça, que seja compatível com o seu estilo de vida, se conseguir isso terá um parceiro pra toda a vida! Obrigado, boa sorte!

      Excluir
  4. eu amo meu pug,ele fas 6 meses esse mes no dia 05.
    ele teve uma doencinha que passou da mamae dele para ele na gestaçao. ficamos com ele 15 dias depois ele ficou um mes fora fazendo tratamento....hoje ele vive super tranquilo e super saldavel, um amor de cachorrinho, com certeza a melhor raça do universo...
    e olha que ja tive lavrador lhasa apso e shihtzu. de todos o melhor é o meu pug lindoooo o amor da minha vida.preguiçoso e divertido!

    ResponderExcluir
  5. Eu tenho uma de 3 meses e estou apaixonada por ela. Ela é muito carinhosa e a energia DELA é demais

    ResponderExcluir
  6. Tenho um pug de 5 meses,melhor coisa que eu fiz na minha vida foi me presentear com ele.

    Melhor raça, amo demais.

    ResponderExcluir