Translate

O GUIA DO FILHOTE DE PUG - Parte I - Vivendo Juntos!!!

Você e seu Filhote, um relacionamento baseado no respeito.

No dia em que seu filhote chega começa um relacionamento maravilhoso, harmonioso e que é baseado, sobretudo, no respeito.

Seu filhote deve conhecê-lo e respeitá-lo como seu mestre, enquanto você deve conhecer e respeitar a natureza dele.

Para viverem felizes juntos, ambos devem conhecer seus papéis.

Você escolhe seu filhote baseado em seu temperamento, aparência e, talvez, em sua raça. É lógico que você quer lhe dar a melhor qualidade de vida possível. É por isso que lhe trazemos a nossa experiência.

Esperamos que você encontre as respostas para as suas perguntas e que o ajude a desfrutar da companhia de seu novo animal de estimação durante muitos anos.



Vivendo juntos, bem vindo ao lar.

Enfim, você esperou durante muito tempo e seu filhote chegou! Sua chegada em casa é um grande momento para toda a família. Para ele, é o começo de uma nova vida, sem sua mãe, irmãos e irmãs, em um novo meio. Rapidamente ele vai se sentir em casa e encontrará autoridade em uma pessoa, como se fosse um líder.


UM CANTINHO SOMENTE PARA ELE.

Para se sentir seguro e se acostumar em seu novo lar, o filhote precisa de seu próprio espaço, onde possa dormir ou descansar.

Escolha um cantinho calmo e faça para ele uma cama confortável: Uma caixa de papelão ou madeira com um cobertor é tão boa quanto às caminhas especializadas. Certifique-se de que possui o tamanho ideal para o filhote e, acima de tudo, que seja fácil de limpar.

DICA: Se o criador lhe deu ma manta com o cheiro da mãe, coloque-a no cantinho reservado ao filhote.



Decida onde ele comerá.

Desde o primeiro dia, decida com cuidado onde vai deixar as duas tigelas – uma para água e a outra para alimentos – e não mude de lugar. O aço inoxidável é a melhor escolha.

DICA: Alimente seu filhote somente depois que toda a família já tiver comido. Dessa maneira, ele entende que você é o mestre e deve comer primeiro.


Vivendo Juntos!!!

- Vivendo em ambientes internos ou externos – cuidado com os perigos!

Curioso e inexperiente, seu filhote será um explorado incansável! Em casa ou no apartamento, você precisará preparar o espaço e ser vigilante em relação a uma série de perigos potenciais

- Janelas e balcões: Evite deixá-los aberto enquanto o filhote puder passar entre as frestas. Lembre-se de que ele pode subir nos móveis e vir abaixo!

- Escadas: Um filhote pode escorregar facilmente e se machucar tentando “vencer” as escadas. Ele deve aprender a subir e a descer sozinho, e precisa ser vigiado até que aprenda.

- Objetos perigosos: Os filhotes são reputados por usar a boca para descobrir o mundo! Ele vai morder e mastigar, e possivelmente engolir qualquer pequeno objeto que encontrar. Tome cuidado especial com peças de brinquedos e jogos, pregos e alfinetes... Mantenha os detergentes, produtos químicos, condutores, plantas, que podem ser tóxicos, longe de seu caminho.

- Tanques e piscinas: Se estiver em sua própria casa ou em casa de amigos, tome cuidado com tanques e piscinas. Se o filhote cair acidentalmente, não terá habilidade para sair sozinho.

Conselho para os primeiros dias:

- Visto que seu filhote pode se sentir um pouco perdido nos primeiros dias, não deixe que vizinhos e amigos o visitem. Para ajudá-lo a se adaptar melhor, mantenha somente a família por perto nos primeiros dias.

- Não permita nenhum comportamento momentâneo se você o permitir no futuro: Dormir no sofá ou dormir na cama, por exemplo!

- Certifique-se de que todos os membros da família respeitam o ritmo do filhote. Acordá-lo de um sono profundo esta fora de questão – além disso, ele não é um brinquedo! Como todos os recém nascidos, ele precisa de muito sono para ajudá-lo a se tornar grande e forte.



Defesas imunológicas – Um período de fraqueza.

Durante as primeiras semanas de vida, o filhote tem todos os benefícios da imunidade transmitida por sua mãe.

Entre quatro e doze semanas de vida, ele perde progressivamente essa proteção antes que suas próprias defesas estejam construídas. Durante esse período, chamado de “janela imunológica”, o filhote está mais propenso a doenças. A vacinação o ajuda a desenvolver proteção contra alguns tipos específicos de doenças: Verifique a opinião do seu veterinário.

DICA: Evite caminhadas e passeios ao parque com o seu filhote neste período. Inicie estas atividades somente após o ciclo de vacinas e vermífugos forem concluídos.


Dentes de leite: Não se preocupe em tentar encontrar os dentes de leite de seu filhote – ele engole a maioria e os excreta naturalmente, sem quaisquer problema.





Por hoje é só espero ter ajudado, no próximo assunto falaremos mais sobre os cuidados com o seu filhote.

Grande abraço.



Fábio e Josy




15 comentários:

  1. Oi Fábio!

    Adorei o tópico! Meu filhote vai completar 2 meses agora! Ja dei a primeira vacina e logo chegará o dia da segunda! Obrigado por me responder no outro tópico!
    Infelizmente eu preciso viajar de 15 em 15 dias, e fico o fds fora. Vou ter de deixá-lo na casa da minha amiga, que tem um shitzu. Devo pedir a ela para deixá-lo isolado por enquanto lá na casa dela? Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Olá Fabio, seria bom que o seu filhote não tivesse contato com outros cães pelo menos até a terceira dose da vacina, pois alguns cães não apresentam sintomas ,mas podem ser portadores de doenças e passar para o seu filhote. abraços Dani

    ResponderExcluir
  3. Olá Fábio, estou a procura de um filhote, tenho uma gatinha de 1 ano que fica sozinha o dia todo em meu apartamento. Será que terei problemas em relação a convivência dos dois, cão e gato, e sobre doenças. O gato transmite doenças ao cão?

    Obrigada, Amanda

    ResponderExcluir
  4. @Amanda

    Boa tarde Amanda, obrigado pelo comentario!!
    Os Pugs são sociáveis e dóceis, interagem bem com toda a família, desde crianças e idosos. Com animais a postura é a mesma, sem riscos, o problema será a aceitação do seu Gatinho, pois são muito independentes!!! Com relações a doenças, não terá problemas se todos estiverem devidamente vacinados e desverminados.
    Os Pugs são ótimas CIA, se decidir ter um, não se arrependerá!!

    Obrigado

    Fábio Lumertz

    ResponderExcluir
  5. D: quero meu pug looogo D: nao vejo a hora *-*

    ResponderExcluir
  6. Boa noite Brother!!!!!

    Brother eu quero comprar um Pug para mim mas eu estou com algumas duvidas. Eu moro em apt, a questão de espaço tem algum problema para eles??? Outra coisa é que eu trabalho embarcado e minha esposa trabalha fora o dia todo, por ele ficar o dia todo sozinho tem algum problema ???? Ele pode se sentir solitário ??? Abrs Wagnner

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Wagner, os Pugs são ótimos cães para lugares pequenos, a única restrição que devemos alertar é sobre a sua queda de pêlos, que ocorre durante o ano todo. No geral é uma raça muito dócil de facil convivio. Os Pugs são sentimentais e muito companheiros, vivem nos cercando e pedindo carinho a todo o momento, a solidão não faz bem a ninguem... A Cia de outro animal ajuda a minimizar a ausencia do dono.
      Abraço

      Excluir
  7. quero um filhote 0800...kkkk
    cleidy_martins@hotmail.com (este é para se acaso eu for contemplada com uma filhotinha de PUG....kkk

    ResponderExcluir
  8. Olá! Ameei o post, e amo mais ainda a raça, pesquisei muito e finalmente comprei um pug, irei busca-lo no final do mês quando ele faz 60 dias. Mas estou com algumas dúvidas, em relação a escolha do filhote na ninhada, gostaria de saber características que eu devo observar em relação a saúde, pois mesmo tendo pesquisado muito sobre o canil, tenho medo de doenças genéticas e outras.. tem como saber só olhando ? Sinais, sintomas, sei lá...! Algo que me diga que o filhote está realmente saudável e vai ficar bem no meu lar ?

    ResponderExcluir
  9. Oi Josy
    É normal filhotes dormirem muito.
    O meu filhote esta com 50 dias.
    Obrigada

    ResponderExcluir
  10. Acabei de comprar dois filhotes de Pug. Sou totalmente inexperiente com raças pequenas. O dono do canil me informou que eles teriam 32 dias, mas não é parece correto. Eles ainda não andam, mal conseguem ficar firmes nas patas traseiras, não tem dentes e estão sempre se arrastando e fazendo movimentar de procura da mãe e de mamar. Estou dando a papinha de desmame mais líquida e eles estão comendo, porém com alguma dificuldade. Tem como descobrir a idade real deles?

    ResponderExcluir
  11. Oi, muito bom suas dicas, hoje vi um pug acompanhado do dono e apaixonei, RS pretendo adotar um pra mim e já sai fuçando na NET dicas pra cuidar direitinho, e eis me aqui .RS.

    ResponderExcluir
  12. Tenho femia pug ela tem 70 dia mais ela não tá dormido a noite não sem nomal

    ResponderExcluir
  13. Estou esperando o desmame da minga Pug e gostaria de saber, quantos dias após o nascimento eu deveria trazer para minha casa?

    ResponderExcluir
  14. Olá!!Estou com uma filhote que está com 45 dias e ela perdeu a mamãe no momento do parto,quais os riscos q ela tem em relação a falta da amamentação e etc?

    ResponderExcluir