Translate

Dicas de cuidados com o seu Pug.

Bom dia!!!




Hoje temos algumas dicas sobre cuidados específicos com o seu Pug. Todas são rápidas, práticas e necessárias para a saúde e higiene do seu amigo.







Escove seu Pug pelo menos uma vez por semana, para que a pelagem fique sempre bonita. Pugs soltam muito pêlo.

Pugs precisam ter as rugas da face limpas, no mínimo, semanalmente. Muitos criadores usam lencinhos umedecidos de bebês para a limpeza, eu não recomendo. Eu uso soro fisiológico e um paninho ou gaze limpos. No entanto, é importante que a parte interna de cada dobrinha não fique úmida, pois haverá risco de proliferação de fungos, bactérias e riscos de assaduras.

Por terem os olhos grandes e saltados, os Pugs precisam de uma atenção um pouco maior. Limpe-os sempre com soro fisiológico, tendo o cuidado de enxugar o excesso com gaze. Caso perceba muita secreção, ou algum machucado leve-o ao veterinário pois infecções mais graves podem até levar à perda da visão. 






No banho converse com ele, falando num tom de voz macio, para que ele entenda que o banho é necessário e que é bom para ele. Ensine-o desde filhote a tomar banho, pois ele irá gostar de banho na fase adulta e facilitará esse momento pra você.
Existem Pugs que não gostam de banho, por isso faça com que o banho não seja um evento tão desagradável.






Coloque tampões de algodão nos ouvidos, para que não entre água. E no final do banho aproveite para fazer a limpeza completa dos ouvidos, que pode ser feita com cotonetes, algodão, uma solução limpadora específica para ouvido encontrada em Pet shops, ou até mesmo soro fisiológico. Muita atenção: a falta de limpeza nesta região é fonte causadora de Otite, conheça melhor esta doença na postagem passada “Fique de olho nas Doenças
Seguindo estas dicas e levando o seu amigo periodicamente ao veterinário, com certeza ele crescerá e será um belo cão.
Até a próxima, 

23 comentários:

  1. Olá,muito legal o seu blog,parabéns,tenho uma puginha tbm...divulga ele no orkut =]

    ResponderExcluir
  2. @Anônimo

    Muito obrigado pelo teu apoio, adoramos câes, principalmente os Pugs.

    Grande abraço

    ResponderExcluir
  3. Meu pug de 11 meses adora tomar banho... rs

    ResponderExcluir
  4. Tenho uma observação bem importante, não sei se é só o meu pug "Sansão", mas ele bebe muita água!! Por isso, sempre recomendo a todos as babás dele, quando viajo: -Ele bebe muita água, não deixe a vasilha vazia!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito importante sua obs. Realmente os Pugs precisam estar sempre abastecido com água, e no verão evitar caminhadas ao sol. Por terem as vias respiratórias estreitas os Pugs tem dificuldades de respirar, falta de água, exposição ao calor afetam diretamente seu sistema respiratório.

      abraço

      Fábio

      Excluir
  5. tenho um de 1 ano. ele e muito gotttooososoooo.

    ResponderExcluir
  6. O meu pág depois de três dias de banho tomado começa a cheirar mal e solta muito pelos. Cuido muito bem dele e não sei mais o que fazer. Me ajudem por favor.
    Meu email Renato.a.campos@bol.com.BR

    Renato

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Renato, acontecia a mesma coisa com a minha. Resolvi levar em um lugar especializado em banho e toda. Agora consigo levar 1 vez por mês e ela se mantém cheirosa.

      Excluir
  7. Renato.
    Eu passo shampoo, a nossa mora em apartamento. Nao cheira mal.
    Acho q depois do banho seque bem. Passe uma toalha dela, claro,
    E depois seque um pouco com secador de cabelo. Com Relacao aos
    Pelos esse e um problema, e uma raca que solta muito pelo. Tem algumas
    Racoes percebo que melhora, o pelo fica mais bonito e outras racoes piora.
    Mas paciencia, o amor que essa raca nos da compensa tudo. Se eu tiver
    q escolher outro cachorrinho de estimacao depois da nossa fofa vivi, com certeza, sem sombra de duvida escolherinha outro Pug. Nunca tive cachorro na minha casa antes, mas ha 5 anos por acaso essa fofura teve q morar conosco e nos apaixonamos por ela, como nunca imaginei que isso pudesse acontecer comigo.
    Eu costumo dizer que ela e concentradora de amor. Todos da casa sao loucos por ela. E carinho 24 por dia e reciproco. Por isso que e tao dengosa. Temos centenas de fotografias, clips dela. E amor sem limites mesmo. Abs

    ResponderExcluir
  8. Olá fábio, venho agradece seus post, pois estou com uma Pug de 10 semanas, um bebê em casa ainda..e meu maior medo é as doencinhas que aparecem nesse periodo...Obrigada Amanda

    ResponderExcluir
  9. Olá...gostaria de compartilhar uma experiência vivida com a minha pequena Lola que estará completando dois anos no dia 21. Ela passou por um processo cirúrgico de emergência devido a uma infecção no útero em final do cio. Ela teve o primeiro cio com pequenos problemas de infecção que foram tratados com antibióticos, a sugestão do veterináro foi o castramento após o tratamento. No segundo cio, passou bem e descartamos momentaneamente a castração com medo do sobre peso característico da raça. O terceiro cio chegou e estava tudo bem até que no 20° dia ela começou com sangramento forte e febre, foi operada e retirou ovários, útero e trompas. Quis compartilhar porque ela é muito bem cuidada, tem todos os mimos e mesmo assim não consegui evitar tal sofrimento... os veterinários que a atenderam disseram que é natural que aconteça, mas é sempre bom estar de olho! Fica a dica....rsrsrs Hoje ela teve alta e está bem em casa. Obrigada Silvia.

    ResponderExcluir
  10. eu quero um pug mas meu pai diz que ele ganha muitas doenças e não pode viver em apartamento. o pug pode viver em apartamento ? Fico muito grata se alguém me disser ! : )

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. Comprei um lindo pug mas ele apareceu com umas dermatites, já levei no veterinario e elas sempre voltam, o que devo fazer?
    abç e obg.
    Romulo.

    ResponderExcluir
  13. Comprei um lindo pug mas ele apareceu com umas dermatites, já levei no veterinario e elas sempre voltam, o que devo fazer?
    abç e obg.
    Romulo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Rômulo. Queda de pelos é comum na raça, falhas e buracos na pelagens não são recomendados. O stress (mudança de lugar, cio, muita agitação no ambiente), alimentação pobre( falta de vitaminas, rações de baixa qualidade) também afetam o pelo.
      Indico procurar outro veterinário e fazer um teste de raspagem no couro para identificar melhor seu caso. É comum a Sarna Demodécica Canina, mas para ter certeza no diagnóstico é preciso realizar o teste de raspagem pelo Veterinário.

      Excluir
  14. gente ganhei uma linda pug seu nome e sil ela começou a dar uma secreçao nos olhos esverdeada sera que e conjutivide

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, devemos ligar o alerta no que se refere aos olhos do Pug. No geral as remelas simples são iguais as do humanos e são limpas facilmente uma vez por semana com Gase e soro Fisiológico. Em outros casos onde observamos vermelhidão e uma remela mais grossa, com cheiro e cor esverdeada podemos deduzir que houve contaminação por sujeiras, fungos ou bactérias. O Pug dá sinais do tipo: Ficar piscando em excesso e coçando os olhos.
      O ideal é agendar uma consulta com um médico veterinário. Normalmente o tratamento é simples, rápido e barato. A demora por um tratamento pode agravar a situação, prejudicando a visão do seu Pug.
      Abraço, e boa sorte!

      Excluir
  15. Acabei de adquirir um pug, gostaria de saber mais sobre como é a melhor forma de educa-lo a fazer xixi e coco no local certo!

    ResponderExcluir
  16. Mantenha ele nos primeiros dias em um lugar limitado cm a cama a comida e o tapete higiénico ou jornal assim vai ser mais facil para ele aprender.

    ResponderExcluir
  17. Tenho um pouco de dificuldade para fazer a higiene da minha Pug, ela quer morder a gase, me morder enfim fica numa travessura só, é normal? Posso fazer algo diferente para facilitar esse momento?

    ResponderExcluir
  18. Gostei muito dessas dicas! Também estou criando um blog que fala apenas da raça pug: http://www.pugs.com.br/blog/

    ResponderExcluir