Translate

De olho nas doenças do Pug!!!!!

Olá pessoal,

Quem nunca ficou apavorado quando viu o seu Pug doente, passando por uma dificuldade?? as vezes estamos no meio da noite e acontece uma situação dessa e o que fazer?
As vezes não é aquele bicho de 7 cabeças que pensamos e podemos contornar com um pequeno gesto, por outro lado a doença pode ser grave e necessitará de cuidados e ajuda veterinária o mais urgente possível.






Pensando nisso, encontramos um pequeno guia com as principais doenças relacionadas ao Pug para nos guiar em momentos de apuros. Esperamos que ninguém precise usá-lo, mas é sempre bom saber o que deixa o seu Pug doente.


.
ATENÇÃO À SAÚDE DO PUG


Saibam quais são os problemas de saúde típicos do Pug e a forma de identificá-los, preveni-los e tratá-los

Doença
Descrição
Sintomas
Conseqüências
Prevenção
Tratamento
Dermatite.
Inflamação da pele causada por bactérias, fungos, ácaros, seborréia, umidade e outros agentes. A raça é sujeita a doenças sobretudo pela presença de rugas, entre as quais a sujeira e a umidade se acumulam com facilidade.
Queda de pêlos, coceiras, vermelhidão na pele, mau cheiro e descamação no local.
Infecção secundária da pele.
Dependendo da causa, com antialérgicos, antiinflamatórios e antibióticos.

Consulte sempre seu Veterinário.
Displasia Coxofemoral.
Mau encaixe entre a cabeça do fêmur e a bacia. A doença é hereditária, mas seu aparecimento comumente se dá pela influência da fatores ambientais.
Demonstra dor, mancar com uma das pernas traseiras e fazer esforço para se levantar.
Incapacidade parcial ou total de locomoção.
Com analgésicos, antiinflamatórios e, em certos casos, cirurgia.

Consulte sempre seu Veterinário.
Dry Eye.
Diminuição da produção de lágrimas e conseqüente ressecamento dos olhos
Secreção ocular densa, olhos avermelhados e sem brilho.
Conjuntivite, lesão na córnea, cegueira e até perda dos olhos.
Não há.
Com lubrificantes oculares, medicamentos que estimulam a produção de lágrimas e esteróides tópicos.

Consulte sempre seu Veterinário
Hipertermia.
Super aquecimento da temperatura corporal. O Pug é vulnerável ao mal devido às vias aéreas superiores curtas, que prejudicam a respiração e transpiração.
Respiração ofegante, dificuldade de respirar, prostração e taquicardia.
Morte
Deixar o cão com acesso à sombra e à água fresca, não mantê-lo sob sol forte, nem em ambientes quentes, como o interior de veículos.
Resfriar o cão, molhando-o com toalhas umedecidas em água fria ou ventilando-o.
Epilepsia.
Doença neurológica de origem genética que se caracteriza por descargas elétricas anormais que ocasionam convulsões e/ ou descoordenações.
Desequilíbrio ao andar, salivação intensa, tremores, convulsões e desmaio.
Traumas durante as convulsões e, em certos casos, morte.
Com anticonfulsívos.

Consulte sempre seu Veterinário
Luxação da patela.
Deslocamento da rótula, em geral de origem hereditária.
Mancar com uma ou ambas as pernas traseiras.
Atrofia muscular da perna afetada.
Com analgésicos, antiinflamatórios e, em certos casos, cirurgia.

Consulte sempre seu Veterinário
Otite.
Inflamação do ouvido causada pela proliferação de ácaros, fungos ou bactérias.
Mau cheiro, febre, apatia e coceira local. O cão também pode chacoalhar a cabeça.
Dor, irritabilidade e , em casos graves, surdez.
Evitar que entre água nos ouvidos e limpá-los periodicamente.
Conforme o caso, com antibióticos, antimicóticos ou sarnicidas.
Pug Dog Encephalitis.
Doença provavelmente de origem genética que afeta o sistema nervoso central, causando necrose e inflamação das substancias cinza e branca do encéfalo (parte do cérebro).
Convulsões, letargia, depressão, cegueira e andar em círculos.
Coma e morte.
O tratamento é apenas sintomático e à base de anticonvulsivos.
Úlcera de Córnea.
Perfuração da camada da córnea por agentes traumáticos, físicos ou químicos. O Pug é particularmente sujeito em razão de seus olhos serem grandes e proeminentes.
Esclerótica (parte branca dos olhos) avermelhada e lacrimejamento constante
Sem tratamento e até cegueira do olho.
Limpar periodicamente os olhos, manter o cão com as unhas curtas e em ambiente desprovido de objetos pontudos ou que possam atingir a região ocular.
Com antiinflamatórios não esteróides, antibióticos e cicatrizantes locais.






É importante dizer que todas as raças apresentam algum tipo de doença se não for cuidado e monitorado periodicamente por um medico veterinário, não queremos passar a imagem que o Pug é uma raça problemática e também não significa que ao adquirir um Pug ele virá com o pacote de doenças dicriminadas acima, pelo contrário, queremos ajudar a prevenir, alertar e principalmente conscientizar que hábitos simples de higiene, segurança e visitas constantes ao Veterinário são importantíssimos para a saúde do seu Cão.

Grande abraço,

Fábio Lumertz

51 comentários:

  1. Boa tarde!
    Infelizmente hoje, a minha cadelinha "Ariel", com apenas 9 meses de idade, veio a falecer, com apenas 5 dias em que possivelmente manifestou a doença que aqui constatei como "Pug dog encefhalitis", pois a mesma a 4 dias atrás estava saudável e feliz como era de costume ser, e derepente, ficou triste e apresentando um quadro de intensa dor, que de inicio tratamos como se estivesse ocorrido algum trauma em sua coluna, mas após exames de sangue (hemograma) e rx panoramico de sua coluna, foram descartadas as hipoteses de trauma e alguma doença relacionada a algum germe ou bacteria, o meu relato é de um desabafo de uma pessoa que perdeu uma parte importante em sua vida, pois ela em pouquissimo tempo conquistou a mim e a todos com quem convivia, e é com um grande pesar que escrevo estas palavras, e com a certeza que ela será sempre lembrada por mim e por minha família.
    Infelizmente os profissionais que tratam em geral dos animais, não me refiro somente ao cão, mas sim em regra geral, que os mesmos se aperfeiçoassem para que possam diagnosticar com precisão as causas de certas raças de animais, pois ao meu ver faltou experiência no diagnostico da minha cadelinha para que a mesma não viesse a falecer, pois a sua morte foi muito rápida, com poucos dias em que ela manifestou o seu quadro, levou 5 dias para que ela viesse a falecer.
    agradeço a atenção, meu nome é ubiratan, sou morador do rio de janeiro.
    o meu e-mail caso queira postar algum comentário é ubiratanfelixdelima@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  2. ola, tenho uma pug de 3 meses e os olhinhos dela vivem vermelhos e com remelas.

    Ja falei com uma veterinaria, ela disse que eh normal... mas fico no duvida..

    Alguem pode ajudar? ou tem uma vet para indicar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Consulte outro veterinário, preferencialmente um oftalmologista (se encontrar na cidade onde mora). Remelas tudo bem, mas olho vermelho não é normal não! Tenho um pug e o olhinho dela nunca está vermelho. Cuide o xampu na hora do banho. O mais indicado é o de bebê (johnsons) porque não irrita os olhos. Dependendo do xampú pode causar lesões.

      Excluir
    2. Meu pug so fica com os olhos vermelhos quando esta ancioso ou stressado.

      Excluir
    3. Meu pug so fica com os olhos vermelhos quando esta ancioso ou stressado.

      Excluir
  3. Ola! Tenho um pug de 6 meses. Saio pela manhã e chego a noitye do trabalho e me disseram que o cachorrinho fica deprimido se ficar sozinho em casa, que eu deveria deixa-lo com alguem durante o dia. Isso é sério mesmo??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim. Pug é, nas categorias dos cães, classificado como cachorro de companhia. Tenho um pug (cadelinha) e todo vez que saio do lugar, ela me acompanha. Eles adoram ficar perto das pessoas e ficam sentados sempre muito próximos aos donos.Ele deve estar sentindo tua falta sim. Experimentou deixar uma roupa sua (velha) que tenha usado (ficado com o seu cheiro) pra ele e a televisão ligada? Talvez funcione! Funciona com criança!

      Excluir
    2. ariane campos vianasábado, abril 25, 2015

      meu amigo boa tarde...

      tenho uma pug de 3 anos recentemente parida e posso te dizer que esta ramela e normal não sei a vermelhidão pq não sei a intensidade mas se for pouca tbm e normal ok?

      um abraço

      Excluir
  4. Minha Sofia e uma Pug,que fica muito bem sozinha,porem quando esta entre amigos,(eu),sempre quer 100% de atençaõ,porem estou percebendo que um olho dela esta mt vermelho e esta meio que fechadinho,alguem sabe o que faço?

    ResponderExcluir
  5. olá ,alguém pode me ajudar minha cadela amanheceu hoje prostrada,sem narinas escorrendo,sem remela nos olhos,sem tosse,sem baba,porém só triste e prostrada,o que posso dar pra ela,obrigado e um abraço...........ju-dejesus@live.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, o ideal é levar o seu amiguinho ao veterinário, lá ele ira interrogá-la sobre o dia-a-dia do seu Pug e indicará o melhor tratamento para ele. Nunca o medique por conta própria, ok.. Boa sorte!!

      Excluir
  6. ola! é verdade que todos os pugs ficam muito doentes por apresentarem problemas na respiração? tenho mta vtd de ter um porém me desanimaram por conta disso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho um pug ( cadelinha). É a raça mais amorosa que já conheci!
      Porém, o pug é muito delicado. Apresenta vários problemas.
      1. Não pode engordar porque realmente apresentará problemas cardíacos devido a respiração ( focinho curto - respiração difícil)
      2. Perde pelos e muito! Também apresenta constantes problemas de pele.
      3. Problemas nos olhos, que pode levar á cegueira - só com cirurgia resolve o problema.
      4. Não pode fazer caminhadas e corridas quando o sol está alto. Tem que estar fresquinho para poder se exercitar.
      Minha cadelinha tem tudo isso. Gasto muito com ela. Mas é muito querida e excelente cão de companhia. Se estiver disposto a GASTAR e tiver tempo para CUIDAR o animal, tenha um! Senão, não tenha.Pug exige cuidados delicados. Eu adoro!

      Excluir
  7. Minha cachorra Pug esta um 1 ano e 4 meses, ela esta com os olhos remelando e com o olho esquerdo parecendo que esta com catarata, gostaria de saber que esta acontecendo ? É Úlcera de Córnea ? Estou limpando os olhos dela com soro fisiológico, tem que usar algum remédio ? Aguardo retorno ! Abraços ! Willian

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Procure imediatamente um veterinário que tenha especialidade em oftalmologia. Pode ser uma úlcera. devido ao olho ficar muito exposto, qualquer coisa pontiaguda pode machucar; e se não for tratado, vira uma úlcera. O uso de xampu tb pode lesionar o olho. Faça uma consulta com o veterinário.

      Excluir
  8. Olá! Meu pug está com infecção ocular também, os olhos ficam vermelhos com remelas amarelas.
    Já utilizei vários antibióticos, mas sempre que termina o tratamento, volta tuuudoooo de novo! Faço limpeza diária com água boricada...
    Alguma dica?? Vou viver pingando antibióticos?

    ResponderExcluir
  9. Procure imediatamente um veterinário oftalmologista. Tenho tb um pug e sempre tem remelas nos olhos. Notei uma mancha preta que com o tempo só aumenta. Diagnóstico: lesão irreversível causada pelo contato constante dos pelinhos (cutucando o olho) devido a dobra em cima do nariz. Consequências: com o passar do tempo a lesão (mancha) vai aumentando e leva a cegueira, perda total da visão. Solução: cirurgia para diminuir o tamanho da dobra, evitando que os pelinhos fiquem cucando o olho. Até hoje não fiz a cirurgia, mas terei que fazer...a mancha só aumenta. E a remela é normal. Cuidado com o excesso no uso do colírio, talvez ele esteja agredindo o olho e não tratando. Faça uma consulta.

    ResponderExcluir
  10. Minha Pug tem 5 anos,12,4kg e subitamente ficou cega, fiz exame eletroretinografia para constatar a doença de sigla Sards Sindrome da degeneração súbita da retina, isso ocorre em fêmeas, gordinhas. Achei que era da raça, ser gordinha, gostar de comer. Então a minha dica é que levem no endocrinologista se estiverem obesas, oftalmologistas com problema de visão, ou seja, não vacilem, subestimem um sintoma, levem ao veterinário especialista, façam exame de sangue. Sinto culpa, tristeza, impotência. SARDS não tem cura.

    ResponderExcluir
  11. logo logo vou adqurir um Pug e e sempre bom saber as doencas e como previni-las! Eu fiquei muito preucupada com a encepalite do Pug e a Hipertemia principalmente porque moro numa cidade muito quente

    ResponderExcluir
  12. Boa tarde. Tenho uma Pug de 6 meses, que comprei com 4 meses. Milla é a amiguinha mais amigável e alegre das que tenho em casa(além dela, tenho 3 poodles). Logo que chegou notei que seu umbiguinho era meio durinho. Agora, noto que cresceu (sempre firmezinho) e temo que ela tenha hérnia. Como não tinha certeza, levei à veterinária, que aconselhou "mandar benzer, como se faz com crianças, empurrar para dentro e colocar uma moeda para firmar" (palavras da vet! ). Como aqui não há muitos veterinários, gostaria de sua opinião.

    ResponderExcluir
  13. Olá minha pug tem1 ano e 4meses ,esta com os 2 olhinhos meio esbranquiçado parecendo catarata e lagrimejando muito,oke posso fazer será que esta ficando cega?

    ResponderExcluir
  14. BOA NOITE! GENTE TENHO UMA PUG,SOPHIE,TEM 1 ANO E 9 MESES,ELA É UM AMOR COMPANHEIRA, CHAMA ATENÇÃO DE TODOS, TEM QUEDA DE PELOS,NÃO ESTA GORDA,CORRE, LATE,BRINCA,FAZ CAMINHADA......É TUDO DE BOM QUE TENHO.....GRAÇAS A DEUS NUNCA TEVE DOENÇAS,RONCA,SOLTA PELOS,MAS É NORMAL DE PUGS......SOU MUITO FELIZ COM ESTA RAÇA....LEVO AO VET, FAZ TODAS AS VACINAS....ELA É MINHA COMPANHEIRA ,TRABALHO ELA FICA SOZINHA....E POR ENQUANTO SÓ TENHO QUE AGRADECER.....POIS É UM AMOR ESSA RAÇA!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela mensagem, um forte abraço para você e sua Sophie!Continue nos visitando

      Excluir
  15. Olá, tenho um Pug de um ano e quatro meses, ha algum tempo tem saido uma secreção esverdeada e com mau cheiro do pênis dele, e em excesso. O que pode ser e como cuidar?

    ResponderExcluir
  16. Olá pessoal, minha Pug de 13 anos está engasgando e vindo a desmaiar... Ela lambe muito as patas..será q se engasga c pêlos... O q eu faço gente?? Obrigada!!

    ResponderExcluir
  17. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  18. Olá boa tarde,tenho um pág de 9 meses,o nome dele e baruk,muito levado adora brincar,mais está com um comportamento acho que esquezito.está com mania de morder a pata dele e lambe o pênis. Gostaria de saber o que devo fazer sobre este comportamento? Obrigada

    ResponderExcluir
  19. Tenho um pug preto de 2 anos.Ele tem um problema de pele onde forma um caroço, depois cai o pelo no local. Já levei para vários veterinários e ate p um dermatologista de cães e não resolveu. Esse problema de pele vai e volta sempre. O que posso fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho o mesmo problema. Tratamento acaba no corticoide e se necessário até antibiótico. Alguma coisa deu solução??

      Excluir
  20. É normal os filhote de pug nascerem estrabicos?e com quanto tempo os olhos deles voltam ao normal?

    ResponderExcluir
  21. Tenho um Pug de 5 meses e ele está triste, não quer comer já tem alguns dias. A veterinária disse q é comum da raça, mais acho ele muito novo pra ficar triste. Tb não sei direito. Ainda estou aprendendo a lidar com isso. Eu estava grávida e agora meu bebê já tem 2meses, será que é ciúmes do nenê? Estou muito triste TB com medo dele morrer.se alguém puder me ajudar me dando alguma informação é o que posso fazer pra resolver a situação. Obg!.

    ResponderExcluir
  22. Tenho um Pug de 5 meses e ele está triste, não quer comer já tem alguns dias. A veterinária disse q é comum da raça, mais acho ele muito novo pra ficar triste. Tb não sei direito. Ainda estou aprendendo a lidar com isso. Eu estava grávida e agora meu bebê já tem 2meses, será que é ciúmes do nenê? Estou muito triste TB com medo dele morrer.se alguém puder me ajudar me dando alguma informação é o que posso fazer pra resolver a situação. Obg!.

    ResponderExcluir
  23. Boa noite Nayra, a Raça Pug são carentes de atenção por parte de seus donos. Se você trabalha, passa muito tempo fora de casa, esse pode ser um bom motivo para a tristeza do seu amiguinho. Ja pensou na possibilidade de ter outro cão para lhe fazer compania nas horas que você passa longe de casa?
    Outro ponto: Filhotes sao ativos, querem roer, correr e brincar. Dê brinquedos, leve-o para passear, dê recompensas com petiscos. Como falamos, Pugs exigem atenção, essa falta gera um grande stress para seu cão.
    Abraço e boa sorte.
    Fabio Lumertz

    ResponderExcluir
  24. Tenho uma Pug de 6 anos que faz uns dias que os olhos estão ficando meio fechados e lacrimejando.
    Ela tomou banho.
    Será que foi o banho.Foi usado sabão de coco, será que foi isso.

    ResponderExcluir
  25. Boa noite Lúcia.
    Provavelmente foi o seu sabão de coco. O ideal é usar produtos específicos para cães. Shampoo, sabonetes para cães tem o ph baixo, não causam irritação para os animais. Também recomendamos proteger os ouvidos com buchas de algodão para evitar a Otite, doença tipica quando os ouvidos estão úmidos. Se a irritação continuar procure um médico veterinário, ele te receitará um colírio para aliviar a irritação. Obrigado, boa sorte!

    ResponderExcluir
  26. Boa noite, o meu PUG esta com 10 meses e ta com dermatite, feridas fortes na pele, já tomou alcort e cefalexina , melhoru porém ao término no medicamento voltou tudo, estou suspeitando da ração, ele tá comendo a magnus frango/arroz, comprei a hipoalergênica mais ele não quer comer, vou fazer arroz/coelho para ele comer pra ver se é isso o problema dele, lavo a casa do cloro e depois removo o cloro com agua, vocês tem algum problema assim ou outra solução? Já nao aguento mais ver o bixinho choramingando de coçeira sem poder fazer nada. Ah claro, tudo isso passei pelo veterinario, os remédios.

    ResponderExcluir
  27. Bom dia Patricio, o seu Veterinário não te deu uma possibilidade de ser uma Sarna Demodécica? Em casos mais agressivos, o cão fica com muitas feridas. Geralmente aparecem quando o animal fica tenso, stressado. As fêmeas geralmente manifestam nos períodos de Cio, pós parto e os Machos quando não conseguem cruzar e estão querendo gastar energia. O temperamento altera e a Sarna Demodecica agride o cão. Para diagnosticar, o veterinário deve fazer um exame de raspagem de pele e analisar pelo microscópico. O tratamento é demorado, sem perspectiva de cura.
    O ideal é levá-lo em outro médico para ter outra opinião.
    Boa sorte

    ResponderExcluir
  28. Meu pug apareceu com um caroço perto dos olhos o que sera alguém pode me ajudar

    ResponderExcluir
  29. Boa tarde. Tenho uma Pug de 4 meses e percebi que a barriguinha e o corpinho está escuro, antes era rosadinho e agora está preto. Levei ao veterinário que disse ser normal e disse que é porque ela toma muito sol, mas ainda estou preocupada. Será normal mesmo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ola eu tenho dois que tambem estao com a barriguinha escura...é normal sim por causa do sol

      Excluir
  30. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  31. Olá. Tenho um pug de apenas 2 meses, e ele começou estava brincando muito, pois é bastante agitado e do nada ele parou e deitou ficou como se estivesse dormindo, mas quando chamavamos ele virava o olho e não conseguia abrir.. Já levamos ao veterinário mas gostaria de saber se alguém já passou por isso.. foi horrível e queria saber um pouco mais sobre experiência de outros tutores.
    Obrigada desde já

    ResponderExcluir
  32. Olá , tenho um pug macho, que está apresentando varias vezes inchaço no rosto, a 1°vez q ocorreu levei direto ao veterinário q informou q provavelmente foi picada e receitou remédios, porém tem ocorrido novamente e o ambiente q está é verificado diariamente, n tem inseto, é limpo. O que poderia está provocando essa reação? Quais exames realizar?

    ResponderExcluir
  33. Olá tenho um pug fêmea ela tem 2 mês é muito magrinha gostaria de saber se é normal pelo tempo de vida dela. E se ela já pôde toma banho ??

    ResponderExcluir
  34. Oi. Eu tenho uma Pug que se chama Bela, gente ela tem ucera de cornea, dermatite e teve otite tbm. Mais não consigo me ver sem ela, não tem alguém mais companheiro.

    ResponderExcluir
  35. Olá minha Pug pariu um casal de filhotes a 14 dias a fêmea abriu somente 01 olhinho seria normal?

    ResponderExcluir
  36. Oi ela ganhou os bebês com quantos dias de gestação?

    ResponderExcluir
  37. Meu.pug tem seis anos está um.pouco fraco e seu gosto está torto pata o lado esquerdo o que pode ser?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Guida!

      Pode ser uma dor no ouvido (otite).
      É sempre melhor consultar um veterinário.
      Obrigado pelo comentário

      Excluir