Translate

Parto do Pug Parte 1 - Planeje a gravidez

Hoje quero falar sobre como nos planejar e nos programar para uma gravidez do seu Pug. Ou seja, tudo que podemos fazer antes da hora do parto pra proporcionar um conforto e tranquilidade para mãe e os filhotes.










Não quero desaminar ninguém aqui, mas eu preciso ser realista. A reprodução de Pugs, na maioria das vezes, não é tão simples assim. Esta raça possui algumas particularidades, sou testemunha e conheço criadores experientes que até hoje têm dificuldades no momento do parto e passam horas e momentos tensos para manter a saúde da mamãe e da ninhada. Quero transmitir as minhas experiências de forma clara e objetiva, sem termos técnicos e espero que seja produtivo para todos.

Boa leitura!

Tudo o que fazemos na nossa vida é necessário organização e planejamento, na reprodução da raça Pug precisamos de muita organização, muito planejamento e muita dedicação. Este planejamento deve ser pensado bem antes do cio, antes da cruza, durante e após o nascimento da ninhada. Antes de programar uma gravidez é importante buscar o máximo de informações sobre a reprodução desta raça para evitar sofrimento e frustração no futuro.

Primeiramente antes de cruzar seu Pug, devemos observar se o casal esta com todas as vacinas e vermífugos em dia. O macho pode transmitir doenças e vermes para a fêmea e vice e versa, fique atento neste ponto.
Leia mais no post Fique de olho nas doenças!



O peso da futura mamãe é outro fator muito importante, Fêmea acima do peso terá dificuldades na hora do parto. Falando de modo simples e grosseiro, perdem mobilidade, não conseguem alcançar a sua genital para fazer a limpeza, terão dificuldades para cortar o cordão umbilical, não conseguem respirar direito, enfim, um baita problema pode ser gerando. Recomendo uma dieta para buscar o peso ideal antes de cruzar e programar uma gravides. Fiquem atentos ao cio, leiam mais sobre o período do cio aqui no blog.
A falta de conhecimento na hora de cruzar cães pode trazer uma série de complicações do tipo: Anomalias Genéticas e problemas neurológicos, por exemplo.
Cruzar animais da mesma família também não é recomendado, pois podem gerar filhotes deformados, ou com uma série de complicações genéticas.
Não devemos cruzar animais que possuem complicações genéticas do tipo: Epilepsia, Catarata, Displasia coxofemural, Ausência de um testículo e alergias graves. Estes problemas genéticos serão passados de pais para filhos, onde serão gerados filhotes com estes distúrbios.
Leia mais no post Fique de olho nas doenças!

Tomados estes cuidados básicos, vamos prosseguir.
A gestação dos Pugs, cães em geral, normalmente tem a duração de 9 semanas (63 dias), podendo apresentar uma variação de 58 a 68 dias, após a primeira cruza. Esta variação ocorre por alguns fatores como, tamanho dos filhotes, número de filhotes e níveis de stress do ambiente.




Segue algumas dúvidas comuns:

1 - Como eu controlo a data de nascimento da Ninhada?
R: Tenha em mãos um calendário e anote o dia do cio da primeira cruza. A partir desta data conte 58 dias. Lembre-se que a gestação poderá se prolongar até os 68 dias. Mas normalmente a ninhada nasce com 58 dias, se prolongando há 60 dias.

2 - Como eu sei que minha Pug esta gravida?
R: Depois de 30 e 40 dias, após a primeira cruza, nota-se o aumento considerável das mamas e abdômen.
A gestação pode ser confirmada por Ultrassonografia, após 35 dias mostrará o número de fetos e sua posição no útero.  A Ultrassonografia também é importante para o acompanhamento do desenvolvimento dos fetos.
Aos 45 dias o RX já evidencia ossos da cabeça, vértebras, costelas e ossos longos dos membros.




3 - Não tenho dinheiro para pagar uma Ultrassonografia, como faço?
R: Com 49 dias a cabeça dos fetos já é bem palpável e há grande aumento nas glândulas mamarias. A partir da oitava semana de gestação, o movimento dos filhotes já pode ser visto quando a cadela está deitada. Os filhotes estão se desenvolvendo de forma natural. Aconselho investir em uma Ecografia abdominal, para ter uma ideia do número de filhotes que nascerão assim poderá se programar com o tempo e ansiedade do momento.

4 - Como deve ser a alimentação da Gestante?

R: Nas 3 últimas semanas de gestação a alimentação deve ser reforçada(aumento da porção diária), o uso de rações de boa qualidade para filhotes e gestantes é a melhor opção, esse tipo de ração não necessita de suplementos extras e garante todos os nutrientes para a mãe e filhotes. É importante lembrar que com o aumento do útero, os órgãos ficam espremidos e o intestino pode ficar preguiçoso, recomendamos que a refeição seja dividida em várias porções pequenas durante o dia para facilitar a digestão da mamãe. É normal a perca de apetite 24 horas antes do parto, em diversos casos a mamãe não come nada no dia, não se preocupe isso é normal.
5 - Tem alguma forma de se planejar antes do nascimento da ninhada?
R: Se programe, não deixe para última hora, duas semanas antes do parto, prepare o local para o nascimento dos filhotes (prepare um ninho, uma caixa com lâmpada para aquecer os filhotes) e estimule a mamãe a dormir neste local. Ela ira se sentir mais segura para a hora do parto.
Na última semana, deve estar tudo preparado: A caixa (ninho) deve estar limpa e com a luz funcionando para os dias frios, forrado com jornais, tenha muitos jornais para trocar durante o parto, panos limpos, balde com água limpa, luvas descartáveis.
Prepare também uma caixinha menor forrada com toalha limpa para acomodar os filhotes e mantê-los quentinhos durante o trabalho de parto. Teste a luz, eu uso uma lâmpada incandescente de 60w, distribui melhor o calor. Em dias quentes prepare um ventilador somente para a mamãe. Se programe, não deixe pra fazer isso na hora, você vai se perder!



6 - A mamãe Pug faz o parto sozinha?
R: Outras raças fazem naturalmente o parto de seus filhotes, mas como estamos falando de Pug à coisa pode mudar. Algumas mães (a grande maioria) da raça Pug precisam de ajuda durante todo o trabalho de parto. Temos que estar preparados para ajudar. Ajudar para romper a bolsa onde esta o filhote, cortar o cordão umbilical, limpar e estimular os filhotes nos primeiros minutos de vida, colocar para mamar. Não é fácil para quem não tem experiência!

7 – Que materiais e utensílios são necessários para realizar um parto?
R: Na hora do trabalho do parto são necessários os seguintes itens:
·         Tesoura esterilizada para cortar o cordão umbilical, a cadela rasga com os dentes o cordão umbilical, eu uso as mãos para este procedimento para simular os dentes da cadela e o risco de sangramento é menor.
·         Fio dental para amarrar o cordão umbilical para evitar sangramento.
·         Papel Toalha e toalhas limpas para limpar, secar e estimular os filhotes.
·         Um relógio para monitorar o intervalo de nascimento de cada filhote.
·         Uma lixeira para descartar os materiais usados no trabalho de parto.
·         Teste a lampada para aquecer os filhotes para os dias frios.
·         Se a lampada não funcionar nesta hora, pode acontecer, coloque agua morna em uma garrafa de 2 litros e coloque junto dos filhotes.
·         Tenha em mão um ventilador, somente para a cadela, para os dias quentes.
·         Caixinha menor(pode ser caixa de sapato) forrada com toalha para acomodar os filhotes durante o trabalho de parto.
·         Providencie muitos jornais para trocar durante o parto;
·         Sacos de lixo para descartar os resíduos do parto;
·         Luvas descartáveis;
·         Se preferir, podem usar um antisséptico para esterilizar o cordão umbilical dos filhotes.
·         Deixe o ninho preparado, limpo e forrado com panos limpos e jornais, para acomodar a mamãe e os filhotes após o parto.



8 - Se houver complicações durante o parto, o que faço?
R: Se programe! Prepare o seu carro, deixe-o forrado com jornais e toalhas caso seja necessário levá-la para uma clínica no caso de complicação, esteja preparado financeiramente, consulte valores de internação, cesariana e medicamentos. Deixe o seu veterinário sob aviso.

O mais importante, devemos manter a mamãe em local calmo durante todo o período de gestação, afastada de outros animais, crianças e outros geradores de stress. O stress pode complicar a gestação e o nascimento prematuro é um risco grande para os filhotes.




É importante que neste momento estejamos calmos para ajudar, nossa preocupação e ansiedades são sentidos pela fêmea. Se não estiver preparado psicologicamente para este momento, deixe um profissional cuidar disso.

No próximo post falaremos sobre a hora do parto: o que fazer, como ajudar, possíveis complicações. Comentem, mandem perguntas, obrigado pela atenção!

Abraço.

54 comentários:

  1. Boa tarde! Tenho uma Pug de 2 anos e 7 meses (Sofia), cruzei ela no dia 18/08.
    Há uma semana ela tem vomitado e feito coco mole.
    Isso já pode ser um sinal da gravidez ou algum problema?

    ResponderExcluir
  2. Olá Jaqueline! pode ser um sinal sim, minha Pug (Meg) passou pela mesma situação 4 meses atrás, resultado: uma ninhada de 4 Pugs! Te aconselho realizar um check up com o seu veterinário para garantir que esta tudo certo com a saúde da Sofia. Se organize, siga os passos desta postagem que vai dar tudo certo!
    Obrigado pelo comentário, boa sorte!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Fábio! Já estava ficando preocupada, pois ela é terrível, adora mexer num lixo kk
      A mãe dela teve 8 filhotes (:o), pegamos justo a maior e a mais bagunceira, difícil de adestrar hahaha, mas é o xodó.
      Obrigada pelas dicas, já fiz um convênio para ela para desencargo, já que trabalhamos o dia todo fora, assim não corremos o risco de não perceber a hora do parto. :)

      Excluir
    2. Obrigado você por compartilhar sua experiencia, continue nos visitando. qualquer dúvida estamos a disposição.

      Excluir
    3. Oi não é uma resposta é uma pergunta .tive uma pug que comeu seus filhotes. Hoje tenho uma que está no primeiro cio , tenho medo de cruza lá, pois tenho medo que faça o mesmo

      Excluir
    4. Oi não é uma resposta é uma pergunta .tive uma pug que comeu seus filhotes. Hoje tenho uma que está no primeiro cio , tenho medo de cruza lá, pois tenho medo que faça o mesmo

      Excluir
  3. Olá uma Pug com 10 anos poderá cruzar a ter filhotinhos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Luana,
      Depois dos 6, 7 anos já podemos considerar uma idade avançada e os cuidados já devem ser dobrados em casos de gravides. Com 10 anos, na minha opinião, não acasalamos mais. Mas se você não tem a mesma opinião, te aconselho fazer uma consulta com o seu veterinário, ele irá te apresentar a real situação da sua Pug com relação ao estado de saúde dela e suas limitações com esta idade.
      Bom dia pra você!

      Excluir
  4. Fabio qtos filhotes normalmente uma cadela pug cria?

    ResponderExcluir
  5. Boa noite minha pug Belinha de 4 anos e meio entrou no cio e mas o macho não consegui montar,ai fizemos uma inseminação minha dúvida é que ela continua saindo uma secreção escura da vagina como se fosse uma gosma escura de sangue isso é normal e sinal ruim ou bom ? Obrigada.

    ResponderExcluir
  6. Coloquei a Barbie para cruzar 06-06, hj faz 1 mês e pouco só q toda x q ela faz xixi cai um pingo de sangue, mais eh um pingo mesmo. Irei levar ela no veterinário somente sábado, pq a veterinária estava de férias e volta essa semana, alguém já ouviu falar sobre isso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ser normal minha pug acontece isso toda cruza é uma particularidade dela. Mas aconselho você a levar no veterinário.

      Excluir
  7. Toda pág tem que fazer cesárea

    ResponderExcluir
  8. Olá boa tarde, tenho um casal de cachorros da raça Pug, ela está prenha..faz 40 dias desde do dia da cruza. Gostaria de saber como ajuda lá na HR do parto ou se ela consegue sozinha. Eles ficam na varanda do meu quarto, tem uma casinha confortável mas tem uma corrente de vento, isso pode prejudica lá na HR de ter os filhotes? Já q eles são novos e o vento e tal..tenho essas preocupações gostaria de saber se pode tirar meu mas dúvidas. Desde de já agradeço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claro que não pode! Deve deixar os filhotes aquecidos como explica ali. Cuide do seu Pug se quiser filhotes saudáveis!

      Excluir
  9. Bom dia.Me chamo Marcia.Acompanho suas dicas e adoro. Tenho uma pug que hj 17/09 está completando 64 dias. Ela está bem tranquila não demonstra sinal de trabalho de parto e está a uma semana sob nossa atenção. Já falei co. Veterinário para verificar referente ao tempo. Minha preocupação e que parece passar do prazo de parto. Se não ocorrer hoje ja estamos programados para leva-la a clínica. Mas nosso machinho e menor que ela. Segundo o vet isso reduz a chance de cesariana. Você já passou por isso? Vários dias de gestação?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, Marcia! Fique tranquila, como foi dito, o período gestacional pode se estender até 68 dias.
      Mantenha sua Pug no ninho, quentinha e sem estress.
      Coloque a comida e água perto dela. O primeiro sinal queo parto irá acontecer é a falta de apetite.
      abraço e ba sorte!

      Excluir
  10. Um Pug macho de 5 anos ao cruzar pode ter problemas cardíacos ?

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. Olá. Seus posts são de grande valia, parabéns.
    Tenho uma Pug de 1 ano e 8 meses, cruzou a 19 dias atrás , algum sinal que posso ter certeza se ela engravidou mesmo? Ela engordou em 9 dias 300 Gr, seria um sinal? Também está bem mais pegajosa que o normal é muito dorminhoca. Notei que na urina dela tem alguns pontos de sangue, coagulado, poucos mais tem, será algum sinal? Será que é perigoso? Me oriente se puder. Agradeço a atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá poise a minha tbm está assim oq sera que é a minha faz 30 dias de gestacao dia 18

      Excluir
  13. Oi Fábio tudo bem será que pode me ajudar? Eu tenho uma pug é a última cruza dela foi dia 18 de novembro a minha dúvida agora é saber quando ela ganha os filhotes .
    Se vc puder me ajudar ficarei muito agradecida

    ResponderExcluir
  14. Olá, tenho um macho,o Potter, ele completará 1 ano em julho, gostaria de saber com que idade ele pode começar a cruzar

    ResponderExcluir
  15. Boa noite,minha Pug e muito agitada,não fica nem deitada quando está vendo algum movimento,e ela tá no ciu e tenho outro Pug macho,posso deixar ela pegar cria ou não?

    ResponderExcluir
  16. boa tarde quero comprar uma pug fêmea sÓ que o vendedor disse que ela não pode reproduzir porquê ela tem um pequeno porte

    ResponderExcluir
  17. Bom dia me chamo Adriana e a quase um ano ganhei uma pug chamada estela que eu adoro e essa semana descobri que ela esta prenha e pior e de um vira lata de grande porte moro em uma cidade onde não fazem Cesária será que os filhotes podem vir grandes? Será que espero pra ver se ela consegue parir sozinha? Obs:quando ela estava no cio ela fugiu onde foi constatada a cruza foi dado um abortivo no dia seguinte por um veterinário o que me parece que não resolveu me ajude estou desesperada pois o parto esta próximo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie e ai o que aconteceu depois com a oug.. ela teve os filhotes?

      Excluir
    2. Nossa..estou na mesma situação que você ..entrou um vira latas na minha casa e cruzou com minha Pug..estou aflita ..como foi com você??

      Excluir
  18. Boa noite me chamo Natalia minha pug tem 8 meses e eu tinha um macho deixei eles separados mas quando ela estava no 13 dia ele conseguiu pular, ficaram sozinhos dirante 8h ele é inexperiente mas eu estou com medo e preocupada, não sei oque fazer fico com medo dela ter o parto cesária ou pior ela ter o bebê e eu não estar perto... poderia me dar alguns conselhos como devo prepará-la pra ela ter parto normal? Caminhar ajuda ?

    ResponderExcluir
  19. Meu nome é Adriana tirar uma dúvida minha pug já teve filhote foi cesária será que agora se ela pega cria de novo vai ter que ser cesaria

    ResponderExcluir
  20. Olá boa tarde , tenho uma pug de 2 anos e meio ela teve seu terceiro cio que foi quando eu a coloquei pra cruzar foi dia 28 de junho .hje ela esta com 60 dias e não da sinal de nada esta normal é normal isso ate quantos dias posso esperar ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, estou na mesma situação. a minha hoje completa 63 dias e não da nenhum sinal,a barriga dela não cresceu quase nada, levei para fazer ultra-som e o veterinário consegui ver apenas um filhote mas não conseguiu verificar os batimentos cardíacos. Estou super preocupada.Será que é assim mesmo?

      Excluir
  21. Olá , é a segunda cria da minha Pug ,a primeira teve 6 BBS ,será que ela terá essa quantidade nessa gravidez ?

    ResponderExcluir
  22. Boa tarde.
    Minha pug tá com 62 dias hoje.
    O parto dela vai ser cesariana???
    Mim ajudem .posso esperar mas??

    ResponderExcluir
  23. Hai hai agora estou preocupada com tantos comentários diversos! tenho uma pug e está gravídissimatenho medo de n dar conta de ajuda la no parto ex cortar o umbigo??

    ResponderExcluir
  24. Boa tarde. O risco da pug morrer ou ficar com sequelas são grandes ?

    ResponderExcluir
  25. Olá tenho uma pug e ela cruzou dia 18/03 hj com 53 dias a teta dela está bem grande só que a barriga não demonstra ter esticado sera q está prenha?

    ResponderExcluir
  26. É possível a Pug criar antes dos 58 dias de gestação?

    ResponderExcluir
  27. Gostaria de saber seca Pug a quando está prenha a barriga cresce dos lados tbm...pois a minha só cresce embaixo e os mamilos estão grandes e cheios

    ResponderExcluir
  28. bom dia, tenho uma pug de 6 meses gostaria de saber se e melhor ela cruzar nesse primeiro cio ou no segundo.

    ResponderExcluir
  29. Ola minha pug esta pelas minhas contas com 53 dias e hj começou sair um corrimento dela uma "gosma"ja pode ser sinal dela ganhar ?
    Ou perigoso ganhar antes

    ResponderExcluir
  30. Olá tudo bem tenho uma pug de 8 meses e tenho um macho de dois anos somente com um testiculo e a pug de 8 meses entrou no sil e separamos os dois mais sem querer agente não aprestou atenção quando a fêmea escapou do quarto eu nem sabia que ela tinha saído comecei a escutar choros e fui lá fora ela estava já grudada com o macho estou com muito medo dela ter ficado prenha por ela ser muito nova ela pode ter filhote com essa idade no primeiro cio?

    ResponderExcluir
  31. Olá tenho uma pug de 2 anos ela cruzou com um pug uma vez ficaram grudados faz 50 dias é a barriga dela é o peitos dela estão normal será que ela pegou cria ??

    ResponderExcluir
  32. Oi me chamo Lurdi tenho uma Pug e ela cruzou pois n vi muita diferença n tamanho da barriga mais sim no mamilo dela hoje ela tá de 62 dias até quando posso espera

    ResponderExcluir
  33. Minha Pug terá filhote final
    De agosto 2020 vou vender todos filhotes quem de interesse 19 98444-9627

    ResponderExcluir
  34. Minha pug tá com 45 dias de gestação ela não tá dormindo a noite ja e a segunda noite que ela fica pra lá e pra cá isso e normal ela pode criar antes da hora

    ResponderExcluir
  35. Olá, tenho uma pug de 2 anos e pretendo cruzar ela, sobre o cordão umbilical (caso seja necessário) eu devo amarrar apenas o do filhote ou o da mãe também?

    ResponderExcluir
  36. oi tbm tenho uma pug q cruzou dia15 e 16 de fevereiro de 2021 como conto tempo de gestacao dela apartirda data do primeiro dia de cruza

    ResponderExcluir