Translate

Parto do Pug Parte 2 Hora do parto


Olá pessoal!


Chegou a hora! Você planejou essa gravidez, cuidou de tudo e se organizou para este momento, virá a ninhada de Pug tão esperada!
Hoje vamos falar desse momento lindo da natureza, a hora do parto do Pug. Como podemos ajudar para que ocorra tudo de forma natural e com tranquilidade.




Como a Mamãe Pug reage antes do nascimento da ninhada?

A duração desse período varia bastante, podendo durar até 24 horas após a constatação da queda na temperatura corporal(em torno de 1 ºC).
Nestas 24 horas, a Mamãe Pug normalmente deixa de se alimentar, tem casos que não comem nada mesmo. Ela irá se “aninhar” no local escolhido para parir, leia mais sobre esse assunto aqui. Aos poucos, a frequência e a intensidade das contrações uterinas aumentam e notamos que a Mamãe Pug:
·         Fica muito inquieta, deitada fica mudando de posição a todo o momento, caminha de um lado para o outro. Se ela sair para caminhar, devemos acompanhá-la caso um filhote nascer no trajeto poderemos ajudá-lo.
·         Respira de maneira ofegante;
·         Apresenta um olhar apreensivo;
·         Elimina um ”tampão mucoso” pela vulva;
·         Observa e lambe a vulva constantemente;
·         Apresenta um inchaço e relaxamento da vulva
·          As alterações de comportamento e sua intensidade são muito variáveis entre as fêmeas, mesmo em gestações subseqüentes de uma mesma Pug!

Deixe o seu veterinário sobre aviso, qualquer complicação leve-a imediatamente.




Os filhotes de Pug estão nascendo, o que fazer?

É a fase que compreende o período de eliminação de todos os filhotes. Em média, o primeiro filhote é expelido até 3 a 4 horas após o início das contrações, marque a hora do nascimento do primeiro filhote e monitore os próximos. Geralmente ele sai dentro da sua própria Bolsa, mas às vezes essa Bolsa estoura antes do nascimento do filhote.

A posição de expulsão normal de um filhote durante o nascimento é denominada apresentação Anterior-Dorsal, onde a cabeça e as patas dianteiras surgem primeiro, as costas do filhote estão voltadas para as costas da mãe e o eixo de sua coluna está paralelo ao da fêmea. Isso permite uma curvatura natural da coluna do filhote em relação ao trajeto que ele vai percorrer até sua expulsão.

A apresentação Posterior-Dorsal, onde as patas traseiras e o rabinho do filhote surgem primeiro, o eixo de sua coluna também está paralelo ao da fêmea também é frequente e geralmente ocorre sem grandes complicações.


Após a expulsão do filhote, a Mamãe Pug romperá e comerá a bolsa e o cordão umbilical, deixe-a comer, a natureza é sabia, ela ganhará proteína e terá mais força para o nascimento dos outros filhotes. Feito isso, ela lamberá muito o filhote. Isso serve para desobstruir as narinas e estimular a respiração, auxiliando também na limpeza, secagem e aquecimento do recém-nascido.
A raça Pug tem uma particularidade, na maioria dos partos, a Mamãe Pug não faz o parto sozinha, sorte de quem tem uma Pug prestativa! Se ela não fizer nada disso em alguns minutos, deve-se agir rápido para não perder o filhotinho:



Corte cuidadosamente a bolsa que o envolve, com uma tesoura desinfetada previamente em álcool; amarre o cordão umbilical com fio dental para evitar sangramento a uma distância de 2 cm da barriga do recém-nascido e corte o cordão a 1cm acima do nó; limpe o local com uma solução anti-séptica.
Para finalizar, seque-o muito bem com uma toalha de algodão limpa ou papel toalha a fim de aquecer e estimular sua respiração. Caso ele apresente dificuldade para chorar e respirar, segure-o firmemente (protegendo cabeça e pescoço) e balance-o algumas vezes de cabeça para baixo na tentativa de eliminar o excesso de líquidos que ele aspirou e/ou engoliu durante o nascimento.
Coloque o filhote com a Mamãe e o estimule a mamar, deixe preparado uma caixinha com toalhas para acomodar o filhote durante o trabalho de parto dos demais filhotes, leia mais.



O intervalo entre o nascimento dos filhotes é muito variável, sendo difícil definir quando existem problemas durante o parto. De um modo bastante simplista, contrações fortes e improdutivas por mais de 1 hora sugere sinais de um parto anormal e problemático.
IMPORTANTE: Se mantenha calmo e deixe o médico veterinário a par de tudo que está acontecendo durante o trabalho de parto da sua Pug, se planeje!



Depois do nascimento da ninhada, o que acontece?

Cada filhote de Pug tem sua bolsa e placenta, certifique-se que a Mamães expulsou com cada filhote, caso contrário, o útero ficará com resíduos do parto podendo gerar infecções. Consulte seu veterinário após o parto.
Mesmo expulsando com cada filhote a bolsa e placenta, existem outros resíduos embrionários (alantocórion, âmnion, líquidos fetais, etc.) que ainda estão dentro da fêmea que serão eliminados nos próximos dias.
Esta fase pode durar até 10 dias e encerra-se com a involução gradativa do útero, após a expulsão de todos os filhotes e seus anexos embrionários.

Agora os filhotes de Pug estão bem e juntos da Mamãe

Ao término do parto, a Mamãe Pug estará cansada e faminta, e mesmo assim já começará os cuidados intensos com sua nova família. Proteger, alimentar, aquecer e limpar suas crias são suas novas prioridades.
Os recém-nascidos são acomodados pela mãe em seu ventre. Instintivamente eles procuram os mamilos através do faro e do tato em busca da primeira e mais importante refeição de suas vidas – o colostro.
Esse primeiro leite materno é riquíssimo em anticorpos que irão protegê-los durante as primeiras semanas de vida contra vários agentes patogênicos. Para que essa imunidade passiva seja eficaz, é importante que todos os filhotes mamem o colostro no máximo até 24 horas após o nascimento.



Pós-parto, cuidados maternos.

Durante as primeiras semanas após o parto, a Mamãe Pug fica quase todo o tempo protegendo e aquecendo a ninhada, afastando-se apenas para fazer suas necessidades. Para ela se sentir mais segura, deixe o comedouro e bebedouro bem próximos ao ninho.
Uma ração de filhotes de boa qualidade deve ser a alimentação básica da mãe. Qualquer tipo de suplementação (cálcio, vitaminas, sais minerais, aminoácidos, etc.) deve ser administrado somente com prescrição de um médico veterinário.
Os filhotes de Pug mamam diversas vezes ao dia, sempre alternando o leite materno com uma boa soneca. Nas duas primeiras semanas de vida eles dormem aproximadamente 80% do tempo.
A Mamãe Pug lambe todos os filhotes varias vezes ao dia, principalmente na região abdominal e nos genitais para estimulá-los a defecar e urinar. Por fim, ingere seus dejetos a fim de mantê-los sempre limpos.
O instinto materno pode fazer com que a Mamãe fique mais temperamental, por isso é recomendável que a aproximação e a manipulação do ninho e dos Puguizinhos sejam feita por pessoas que possuam uma boa afinidade com ela.


Durante esse período é fundamental manter condições apropriadas para que a Mamãe possa cuidar e alimentar tranquilamente sua ninhada, bem como monitorar o estado de saúde dela e seus filhotes.
Eu gosto de frisar, estamos falando da raça Pug. Assim como no momento do parto, pode acontecer que ela precise de ajuda, existem Mamães que não conseguem cuidar dos seus filhotes, por insuficiência de leite ou falta de afeto mesmo. Então, esse papel deve ser assumido por nós. Preste bem atenção!

Os cuidados mencionados no pré-natal com relação a maternidade e a fêmea devem ser mantidos com a chegada da ninhada. Um local tranquilo, protegido do Sol e da chuva, sem correntes de vento, temperatura ambiental em torno de 20ºC a 26ºC e higiene constante são fundamentais.


Certifique-se que todos os filhotes estejam sugando corretamente os mamilos durante as mamadas. Organize e coloque os bebês menores nas mamas mais generosas. Faça um revezamento dos filhotes com as melhores mamas caso a ninhada seja muito numerosa.
Inspecione diariamente o estado geral de saúde da mãe em relação:
·         Ingestão de água e ração;
·         Perda acentuada de peso;
·         Problemas com a pelagem;
·         Quantidade e qualidade do leite produzido;
·         Presença, quantidade e aspecto do corrimento vulvar;
·         Presença de feridas e/ou anormalidades nas mamas.
·         Inspecione diariamente o estado geral de saúde de todos os filhotes em relação:
·         Dificuldade de urinar e/ou defecar;
·         Dificuldade de sucção do leite materno;
·         Acidentes por pisadura ou esmagamento pela mãe;
·         Problemas de cicatrização do cordão umbilical;
·         Problemas de baixa temperatura corpórea (hipotermia);
·         Problemas no desenvolvimento corpóreo (comparativo com os irmãos).



Com esses cuidados com certeza você manterá o filhote saudável até que se iniciem os cuidados com vermifugação, separação da mãe e vacinação do filhote.


Parabéns você conseguiu, fiquem bem e curtam esse momento!

16 comentários:

  1. Minha pug está com 45 dias de gestação e está muito ofegante, e cansada se alimenta normal e bebê bastante água . MINHA PEGUNTA É .
    E É NORMAL Á FEMEA SE COMPORTAR DESTA FORMA.

    ResponderExcluir
  2. Minha pug deu a luz 7 filhotes, dos quais 4 nasceram mortos, restou da ninhada 3 machos, um que parece ter seu desenvolvimento bem aquém dos demais, fora que a mãe não tem interesse nenhum em cuidar dos mesmo, isso é normal? Dela não querer cuidar deles e um filhote ter quase a metade do tamanho dos outros dois? Filhotes com 16 dias hoje.

    ResponderExcluir
  3. Fora que estou até hoje sem dormir direito, eu e minha esposa estamos mortos de sono pq alternamos para colocar eles pra mamar.

    ResponderExcluir
  4. A minha pug entrou em trabalho de parto faz umas 4 horas está muito ofegante e normal

    ResponderExcluir
  5. Minha pug está ofegante,será quen já chegoi

    ResponderExcluir
  6. Minha Pug está com 45 dias de gestação,hoje fez ultrassonografia e so viu um feto,a veterinária disse
    q erra bastante pode está escondido mais filhotes na costela será.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi e ai quantos bebes vieram ? E nasceram com quantos dias ?

      Excluir
  7. Estou ansiosa aguardando o trabalho de parto.. ela hoje está com 60 dias de gestação 🙏🏼

    ResponderExcluir
  8. Minha pug teve 3 filhotes um nasceu morto. O terceiro nasceu 13 horas depois. Estão lindos

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Muito inquieta.Estou preocupada este tempo é normal?

    ResponderExcluir
  11. Minha Pug está com 63 dias de gestação .Passou a noite inquieta parou de se alimentar,está mais ofegante que de costume .Será que hoje ela vai parir.?

    ResponderExcluir
  12. Boa noite! Nossa Pug Cherry Anne está obesa demais ela come o que ver pela frente, posso liberar comida a vontade? Ela está com cerca de 30 dias após o cruzo...

    ResponderExcluir