Translate

Meu Pug come fezes

Olá pessoal,



Meu Pug, comprado com 6 meses, tem mania de comer as próprias fezes. Para deixá-las com gosto ruim, adicionei um pó especial na comida dele. Também troquei de ração, conforme recomendação da veterinária. Mas nada resolveu. O que faço?




·     Este hábito é chamado de Coprofagia e resulta de várias possíveis causas:
Seu Pug pode estar com deficiência nutricional, que pode ser consequência ou de alimentação desbalanceada (o veterinário sugerirá uma ração adequada) ou de falta de absorção dos nutrientes. Nesse caso, se o seu Pug esta com vermes que estão roubando nutrientes, a vermifugação resolve. Se não for, poderá ser síndrome de má absorção e será necessário diagnosticar a causa, já que há diversas possíveis, entre elas insuficiência pancreática exócrina, sensibilidade alimentar e alergia alimentar.



·    Existe também a Coprofagia por motivos comportamentais:
Seu Pug pode estar querendo chamar a atenção, principalmente se cada vez que o Pug comer fezes o dono se mostrar ansioso ou der bronca. Pode também acontecer o oposto: o Pug comer as fezes para não ser reprimido. Em ambos os casos, o certo é recolher logo as fezes, nunca na frente do Pug, e, caso ele seja pego em flagrante, ignorá-lo. Paralelamente, quando o Pug não estiver comendo fezes, passe a dar mais atenção para ele.




·    Outra possibilidade é a falta do que fazer:
Interagir mais com o seu Pug por meio de brincadeiras além de proporcionar mais atividade física e evitar deixá-lo sem companhia por muito tempo ajudam a controlar o problema, lembre-se que o Pug necessita muito de atenção.

·     Mais uma possível causa de Coprofagia, se o banheiro do Pug estiver próximo demais do local onde dorme e do comedouro:
É a ingestão das fezes na tentativa de manter a área limpa.



·     Existe, ainda, a possibilidade de o Pug comer fezes simplesmente por achá-las gostosas:


Nesse caso, evite dar petiscos para o seu Pug, pois costumam deixar o cocô mais palatável. Usar produtos específicos para tornar as fezes amargas também pode diminuir o interesse pela “iguaria”.
Se você precisar de mais ajuda para vencer esse hábito canino constrangedor, procure um veterinário ou um comportamentalista de confiança.

Boa sorte!

Nenhum comentário:

Postar um comentário