Translate

Castração do Pug mitos e verdades



castração do Pug é um assunto que causa muita polêmica. O procedimento, que consiste na remoção do útero e ovários da fêmea e dos testículos dos machos, é considerado, por muitas pessoas, como algo bruto e desnecessário. Entretanto, muitos médicos veterinários afirmam o contrário: além dos benefícios comprovados para a saúde do Pug, a medida é efetiva para que não haja tantos animais abandonados nas ruas. 

É preciso conscientizar os donos dos Pugs quanto ao procedimento, já que o mesmo não deve se restringir apenas aos animais de rua, mas também para os domésticos. Embora soe agressivo, a castração é um procedimento que agrega mais efeitos benéficos do que maléficos. No caso das fêmeas, o procedimento elimina o cio, que ocorre a cada seis meses, evita que a Pug fique prenha e doenças, como câncer de mama e infecções uterinas. Já nos machos, evita a demarcação de território, excitação causada pelo feromônio liberado pelas fêmeas no cio, além de tumores testiculares. Para te ajudar a decidir se optará pela castração para o seu Pug, responderemos 7 mitos e verdades sobre a castração. 

1. Castração faz com que o Pug engorde?
Mito! O que acontece é que, após o procedimento, a Pugite do animal aumenta, fazendo com que o Pug coma mais. Porém o dono deve ficar atento a essa possível mudança de comportamento e incentivar o Pug a se exercitar mais. Além disso, já existem rações específicas para animais castrados e na quantidade correta, não ganharão peso exacerbado.

2. Castrar o Pug evita doenças no sistema reprodutor ou sexualmente transmissíveis?
Verdade! Assim como os seres humanos, Pugs também estão sujeitos a doenças, como diversos tipos de câncer e AIDS. A castração elimina quase que completamente a probabilidade de surgimento destas e outras enfermidades, tanto em Pugs machos quanto em Pugs fêmeas.

3. Pugs castrados são infelizes?
Mito! O Pug não precisa consumar o acasalamento para ficar mais tranquilo. Na verdade, ele fica infeliz e frustrado ao não conseguir consumá-lo. O problema é mais acentuado, inclusive, para os Pugs que moram em prédios que, por terem maior quantidade de possíveis “parceiros”, acabam ficando ainda mais agitados em seus períodos férteis. Outra vantagem é que a castração diminui o estresse do Pug, no caso de situações externas, como passeios e encontro com outros animais.



4.  Pug Macho castrado não fogem de casa
Verdade! Com a remoção dos testículos, o Pug perde o instinto de buscar alguma parceira que esteja no cio fora de casa. Isso diminui o risco de fugas, acidentes, atropelamentos.

5. O Pug fica mais dócil
Verdade! Entretanto, mesmo com a remoção da testosterona, a castração não irá alterar a natureza do animal. Ele continuará com o seu típico comportamento, assim como ficar cansado e emburrado ocasionalmente.
6. Só existe um tipo de castração para o Pug
Parcialmente verdade! No caso das fêmeas, sim. O único procedimento possível é a remoção do útero e ovários, conhecido como ovariohisterectomia. Já para os machos há duas opções: orquiectomia, que consiste na retirada dos dois testículos e diminui drasticamente o a Pugite sexual, e a vasectomia, que interrompe a passagem de espermatozoides, permitindo com que o animal acasale, porém sem risco de procriação.

7. A castração prolonga a vida do Pug

Verdade! Com o procedimento, o Pug fica prevenido de diversas doenças, o que pode aumentar em até cinco anos o tempo de vida do animal. Desta maneira, também auxilia a eliminar a realização de procedimentos cirúrgicos do Pug quando ele estiver idoso. 

Espero que gostem, abraço a todos!

x

18 comentários:

  1. Muito bom saber que com a castração pode aumentar até 5 anos de vida do pug.

    ResponderExcluir
  2. Ufa, que bom saber que ele não fica infeliz!!
    Quero o melhor para o meu futuro PUG!!

    ResponderExcluir
  3. TEM UMA IDADE CERTA PARA CASTRAR? É IMPORTANTE DEIXAR CRIAR PELO MENOS 1 VEZ?

    ResponderExcluir
  4. A minha faleceu com o procedimento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, foi por conta da anestesia injetada??? Por favor, me responda via Whatsapp! 48 9 98428482

      Excluir
  5. Que idade ela tinha? É Oq aconteceu durante o procedimento? Estou com vontade de castrar a minha cadelinha e agitavam fiquei com medo.

    ResponderExcluir
  6. Tenho dois pugs machos que estão brigando muito, com a castração vai diminuir isso ??

    ResponderExcluir
  7. A castração do pug tem risco de morte?

    ResponderExcluir
  8. O pug da minha namorada axabou de morrer 29/01/2020 devido a cirurgia com uma anestesia, ele teve uma alergia que dificultou a respiração, vindo a falecer .... detalhe operação 19 horas da noite as 20h a "Dra" pediu para que buscassemos o cachorro , as 21h ele fechou os olhos e com muita dificuldade para respirar voltamos ao veterinário mas era tarde . Oque me indigna é quê: pelo por ser um cachorro bracosefqlico, em específico ter alergia , a veterinária deveria ter deixado o cachorro em observação 😭😭😭😭😭
    Infelizmente a hora de todos nós vai chegar . Não entendo sobre o assuntos mas acho que 1 hora após a operação o cachorro morrer foi falta médica

    ResponderExcluir
  9. Eu tbm levei para a castração meus 2 Pug uma macho e outra fêmea e fizeram a anestesia inalatória, isso ocorreu dia 16/02/20, quando foi 18/02/20 a fêmea morreu dormindo. Ainda sem explicação da morte.

    ResponderExcluir
  10. Meu Pug e macho tem 7 meses vai fazer a castração só que fiquei sabendo que ele pode morrer na cirurgia a veterinária falou que vai entubar ele e anestesia geral e ficar na bomba de oxigênio isso e verdade mesmo estou. Morrendo de medo dele morrer na cirurgia a veterinária disse que eles tem Bronquecefalica e precisa entubar 😭

    ResponderExcluir
  11. Não indico niguem a castrar, acabo de perder a minha com parada cardiorrespiratória, não chegou nem a fazer a cirurgia, teve logo após a anestesia

    ResponderExcluir
  12. NÃO indico,perdi ontem minha cachorrinha!Se eu tivesse lido antes esses comentários não teria feito na minha!

    ResponderExcluir
  13. Não irei castrar a minha pelo risco da cirurgia . Se falecer de doença, foi Natural como Deus quis . Tantos relatos que assustam . Os Pugs têm dificuldade respiratória.

    ResponderExcluir