Translate

Você já escovou os dentes do seu Pug hoje?

Você sabia que mais de 80% dos cães com mais de 3 anos de idade têm problemas relacionados à saúde bucal? 
A má higiene bucal no seu Pug pode ser desagradável na melhor das hipóteses, além de ser uma causa frequente de sérios problemas de saúde.  No entanto, a boa notícia é que a escovação regular pode manter os dentes de seu Pug saudáveis. Mas, para garantir a melhor chance de sucesso, chegou a hora de começar!

Os problemas odontológicos, mais comumente a doença periodontal, representam um achado frequente em Pugs e, muitas vezes, não são detectados pelo proprietário, mas sim no exame de rotina feito pelos veterinários. 


A doença periodontal é causada pelo acúmulo gradativo de placa, um filme (película) de bactérias e debris (restos), sobre os dentes. Evidentemente, nós, os seres humanos, removemos a placa à medida que ela se forma por meio da escovação de nossos dentes duas vezes ao dia, mas, nos Pugs, a placa pode infectar e irritar as gengivas à medida que ocorre o acúmulo de bactérias. Ao mesmo tempo, a placa endurece até formar o tártaro, impossível de ser removido por meio da escovação.


O fato é que os problemas odontológicos podem ser muito dolorosos para o Pug conviver com eles, mas nem sempre ele manifesta essa dor até que a condição esteja avançada. A doença periodontal pode resultar em grave dano à boca. As bactérias nocivas que se acumulam na boca é uma causa de mau halito (halitose) e podem se disseminar através da corrente sanguínea para outras áreas do corpo. Uma vez identificada, a doença periodontal terá de ser submetida a tratamento odontológico veterinário sob anestesia geral e, com frequência, os dentes precisam ser removidos.


Assim, é uma boa dica é começar a escovar os dentes de seu Pug antes do aparecimento de qualquer problema. O objetivo é remover a placa antes que ela tenha a chance de se acumular e formar o tártaro. Isso pode parecer uma tarefa difícil e quase impossível, mas a maioria dos Pugs tolera muito bem a escovação dos dentes, especialmente se eles forem acostumados desde cedo e se isso fizer parte de sua rotina. Portanto, a fase de filhote é o momento certo para começar e, em torno dos 8 meses de vida, seu filhote terá finalizado o período mais delicado da dentição. Os filhotes devem ficar felizes com o fato de você introduzir delicadamente a escova de dente, sobretudo se a manipulação habitual da boca de seu Pug começar desde cedo.


Se você estiver apreensivo e preocupado em como escovar os dentes de seu Pug, peça ajuda ao veterinário. O veterinário terá prazer em lhe mostrar o que fazer e ainda pode aconselhá-lo a usar a melhor escova e pasta de dentes.


Abraço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário