Translate

O GUIA DO FILHOTE DE PUG – PARTE III – EDUCAÇÃO

Bom comportamento e obediência precisam começar cedo! Seu programa de treinamento deve começar o mais cedo possível, em uma idade quando o seu filhote tem naturalmente uma excelente capacidade de aprender. Para o seu conforto e o de outras pessoas, seu cão deve entender algumas regras básicas da vida.


Não hesite em recorrer ajuda profissional no treinamento de seu cão. Há muitos clubes de cães ou “escolas de filhotes” que podem ajudá-lo em sua missão...




Um hábito essencial: Treinamento em casa

Quando chega a sua casa, o filhote não estará treinado. A exceção é sua cama, pois é muito incomum um cão sujar seu local de dormir. Leve-o para fora com freqüência, após cada refeição e cochilo, antes de dormir e assim que acordar; congratule-o com sua voz e com um carinho quando ele conseguir. No inicio leve-o ao mesmo lugar para que possa reconhecer seu cheiro.

DICA: CONHECENDO SINAIS

Se ele ficar girando ou cheirar o chão dentro de casa, isso quer dizer que ele precisa sair! No caso de um “acidente”, não o repreenda, mas desinfete o local para remover o cheiro. Não limpe enquanto ele estiver por perto e não o deixe ver (para evitar o estímulo de seu interesse no que você esta carregando).

Tire o máximo de seu potencial!

Até um filhote muito jovem entende muito bem quem trata dele e quer, espontaneamente, ganhar sua afeição de aprovação. Além disso, este é o período ideal para ensiná-lo o que é e o que não é permitido. Idéias simples, como “não”, “sente-se” ou somente ensinar seu nome são possíveis. Comece com três sessões de treinamento curtas, de somente cinco minutos por dia. Você pode aumentar a duração das sessões gradualmente, enquanto ele cresce.

DICA: ENTENDENDO QUANDO ELE ESTA ERRADO

Se o seu filhote foi travesso, só o diga a ele se você puder fazê-lo imediatamente após fato. Se isso acontecer mais tarde, ele não será capaz de relacionar à travessura a punição.


Conselhos sobre obediência:

• O cão é um animal de bando, matilha e precisa de autoridade. Desde o inicio, ele precisa de uma única pessoa que possa ser seu professor.

• Não grite quando chamá-lo – ele é sensível as variações de sua voz e entenderá diferentes tons muito bem, como os curtos e agudos para comandos, felizes para parabenizá-lo e severos para uma reprovação.

• Use sempre as mesmas palavras para as mesmas ordens e, no começo, faça gestos para que ele possa entender. Por exemplo, aperte suavemente seus quadris e levante sua cabeça enquanto diz “sente-se”.


Espero que curtem este tópico, no próximo assunto vamos falar de higiene diária, dicas e cuidados especiais com o seu filhote.

Obrigado!

Fábio Lumertz

7 comentários:

  1. Ótimo o tópico! O Rocco está cada vez melhor. Está com 4 meses agora. Comigo ele é ótimo, obedece bem, faz as necessidades no local correto e parece uma sombra atrás de mim, ele até interrompe o sono para ver onde vou. O problema é com pessoas novas. O pessoal quando vem aqui em casa acham ele muito fofinho e querem abraçá-lo e acaricia-lo em excesso. Dai ele fica eufórico e fora de controle. Vou começar a corrigir o pessoal para não afobá-lo, pq depois sobra pra mim colocá-lo nos eixos! Fábio, até que idade mais ou menos a "mordeção" continua? Nossa haja brinquedos para os dentes, rs! Abraços!

    ResponderExcluir
  2. @Djalma Germiniani

    Boa noite Djalma, legal mesmo, que lindão é o Rocco, a raça é muito inteligente, irá se surpreender muito com ele ainda!!!! Os meus são assim também, hehehe mantenho o controle somente quando estamos sozinhos em casa, ha um tempo atras Visita chegava eu ficava de cabelo em pé, principalmente com crianças, mas tive que pedir para as visitas manerarem com os colos e apertos também, estão bem melhores agora, na presença de outras pessoas, você esta no caminho certo. Geralmente a fase de roer dura uns 9 meses, para acabar deverá agir sempre com atividade fisica, caminhadas,correções com comandos, passeios e brinquedos.

    Grande abraço, Djalma!
    Obrigado

    Fábio

    ResponderExcluir
  3. Ai gente, meu filho comprou uma linda filhote de pug que hoje está completando 3 meses, coisinha mais linda mas tbm tô cortando um dobrado, tá mordendo meus móveis, fica lambendo e mordendo a gente. Às vezes não sei como proceder, sei que precisamos educá-la mas ela é um bebê ainda e não estou sabendo fazer. :(

    ResponderExcluir
  4. Oi. Boa tarde. Gostei das dicas! Eu estou com uma fêmea linda de pouco mais de 45 dias, come só ração. Gostaria de saber à partir de quantos meses posso dar banho na minha linda Luna? Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Nara. O banho pode ser feito desde já. Cuide para proteger os ouvidos. Depois do banho use um cotonete para secá-los.
      Você deve cuidar a exposição do seu filhote com outros animais até se completar o ciclo de vacinação e desverminação. Depois disso esta liberado os passeios e brincadeiras com outros animais. Obrigado, espero ter ajudado.

      Excluir
  5. Gente minha filhote de Pug ta quietinha sem querer comer, ja tomou a vacina e só ficou faltando 1 remifogu. Me ajudem

    ResponderExcluir